Exercícios Resolvidos de Refração

Ver Teoria

Enunciado

Qual das figuras a seguir mostra corretamente a trajetória de um raio luminoso que se propaga de um ponto X no ar para um ponto Y no vidro?

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) V

Passo 1

Temos pela lei de Snell que

n a r s e n θ a r = n v i d r o s e n θ v i d r o

Como n v i d r o > n a r temos que s e n θ v i d r o < s e n θ a r → θ v i d r o < θ a r , ou seja, ao entrar no vidro o raio luminoso se aproxima mais da reta normal à superfície da interface entre os meios.

Os únicos casos em que isso acontece sãos os casos I e V , entretanto no caso I temos que o ângulo do raio refratado é 0 , o que implicaria, pela lei de Snell, que n a r s e n θ a r = 0 , o que não faz sentido!

Assim a resposta correta é a figura V !

Resposta

(E)

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Problema 31 para um feixe de luz inicialmente no vidro que incide na interface vidro-água nos mesmos ângulos.
Repita o Problema 36 para quando o bastão de vidro e o objeto estão imersos na água e o objeto está a 2 0c m da superfície esférica.
Repita o Problema 39 para um objeto no ar no eixo do bastão de vidro a 20,0 cm da extremidade que tem 16,0 cm de raio.
Um feixe de luz no ar incide em uma lâmina de vidro em incidência normal. A lâmina de vidro tem um índice de refração de 1.50 . (a) Aproximadamente que porcentagem da intensidade da luz incidente é tr
Uma barra de vidro com índice de refração de 1.50 é mergulhada na água que tem índice de refração de 1.33 . A luz na água incide no vidro. Determine o ângulo de refração se o ângulo de incidência é (a