Responde Aí

Estabilidade de sistemas discretos

Ver Teoria

Determine a faixa de período de amostragem, T , que tornará o sistema mostrado abaixo estável, e a faixa que o tornará instável.

Ver solução completa

Determine a faixa de ganho, K , para tornar o sistema mostrado na figura abaixo estável.

Ver solução completa

Determine a faixa de período de amostragem, T , que tornará o sistema mostrado abaixo estável.

Ver solução completa

O míssil mostrado na figura abaixo pode ser controlado aerodinamicamente através de torques gerados pela deflexão de superfícies de controle no corpo do míssil. Os comandos para defletir essas superfícies de controle vêm de um computador que utiliza dados de rastreamento em conjunto com equações de guiamento programadas paradeterminar se o míssil segue a trajetória. As informações provenientes das equações de guiamento são utilizadas para desenvolver comandos de controle de voo para o míssil. Um modelo simplificado é mostrado abaixo. Nesse caso o computador executa a função de controlador utilizandoas informações de rastreamento para desenvolver comandos de entrada para o míssil. Um acelerômetro no míssil detecta a aceleração real, a qual é realimentada para o computador. Obtenha a função de transferência digital em malha fechada para esse sistema e determine se o sistema é estável para K = 20 período de amostragem T = 0,1   s e g u n d o .

Ver solução completa

Dado T z = N z D z , em que D z = z 3 - z 2 - 0,5 z + 0 , 3 utilize o critério de Routh-Hurtwitz para determinar o número de polos de T ( z ) dentro, fora e sobre o círculo unitário. O sistema é estável?

Ver solução completa

Dado T z = N z D z , em que D z = z 3 - z 2 - 0,2 z + 0,1 utilize o critério de Routh-Hurtwitz para determinar o número de polos de T ( z ) dentro, fora e sobre o círculo unitário. O sistema é estável?

Ver solução completa

Dado o sistema abaixo, encontra a faixa para o tempo de amostragem T que torna o sistema estável:

T z = 2 ( z - 0,5 ) ( z - 2 e - 5 T + 1 )

Ver solução completa

Determine se o sistema discreto abaixo é estável:

T z = z - 1 z 2 + 0,5 5 z + 0,85

Ver solução completa