Exercícios Resolvidos de Transferência Simultânea de Calor e Massa

Ver Teoria

Enunciado

Marque as declarações como sendo verdadeiras (V) ou falsas (F).

  1. As unidades da difusividade da massa, da difusividade térmica e da difusividade da quantidade de movimento são todas iguais.
  2. Se a concentração molar (ou densidade molar) C de uma mistura é constante, então sua densidade ρ também deve ser constante.
  3. Se a velocidade média da massa de uma mistura binária é igual a zero, então a velocidade média molar da mistura deve também ser zero.
  4. Se as frações molares de A e B em uma mistura são, ambas, de 0,5, então a massa molar da mistura é simplesmente a média das massas de A e B.

Passo 1

Vamos juntos analisar cada uma dessas afirmações!

Começando pela letra a, a unidade das difusividades térmica, de massa e de movimento são, no S.I. m ² / s , logo essa afirmação é verdadeira!

Agora analisando a letra b, a densidade não depende apenas da concentração molar, por isso mesmo a concentração sendo constante, não quer dizer que a densidade será também. Portanto, essa é falsa!

A letra c, diz que se a velocidade da mistura binária for zero, a velocidade média molar da mistura também vai ser, mas para isso acontecer as frações molares devem ser iguais, senão isso não é real. Sendo assim, a alternativa é falsa, pois não será necessariamente assim, beleza?

Para fechar vamos de letra d, analisando a massa molar da mistura é dada pela soma da fração molar multiplicada da massa molar de cada espécie da mistura… Então se cada uma tem a mesma fração molar a massa molar da mistura será sim a média das massas. Portanto, é verdadeira!

Pronto! Conseguimos!

Resposta

  1. V
  2. F
  3. F
  4. V

Exercícios de Livros Relacionados

39 – Uma placa vertical de 2,5 m de altura, mantida a uma temperatura uniforme de 54°C, está exposta a vapor saturado na pressão atmosférica.A) Estime as taxas de condensação e transferência de calor
67. Vapor de água saturado a 1,5 bar condensa no interior de um tubo horizontal com 75 mm de diâmetro, cuja superfície é mantida a 100°C. Supondo baixas velocidades no escoamento do vapor e um process
Uma operação de transferência de massa é precedida pelo escoamento laminar de uma espécie gasosa B através de um tubo circular suficientemente longo para que se obtenha um perfil de velocidades plenam
Ar seco, a 35 °C e a uma velocidade de 10 m/s, escoa transversalmente a um tubo com parede delgada com 20 mm de diâmetro e 200 mm de comprimento, que tem um revestimento fibroso que está saturado em á
Considere a condensação laminar sem ondulações sobre uma placa vertical isotérmica de comprimento L , fornecendo um coeficiente de transferência de calor médio L . Se a placa for dividida em N placas