Exercícios Resolvidos de Volumes de Sólidos Infinitos

Ver Teoria

Enunciado

Seja a região R limitada pelas curvas y = x 3 e y = x .

a) Esboce R e calcule sua área

b) Calcule o volume do sólido gerado pela rotação de R em torno do eixo x.

Passo 1

Fala aí turminha, tudo bem? Vamos detonar essa questão! Agora indo pro item b), acharemos esse volume pelo método de revolução de sólidos. Lembrando que assim como no item passado, o volume total desse sólido é feito por 2 partes simétricas entre si. Portanto nosso volume total pode ser encontrado calculando apenas o volume de uma região e multiplicando por 2. Nossa integral fica na forma:

V T = 2 ⋅ V r = π ∫ a b f x 2   d x

Sendo que o nosso f ( x ) é a região delimitada pela integral da diferença das duas curvas (assim como a área). Logo, aplicando para nossa função, a integral a ser montada fica na forma:

V r = π ∫ 0 1 x 3 2 - x 2     d x

Agora é resolvermos e encontrarmos o volume!

Passo 2

Resolvendo nossa integral, temos que:

V r = π ∫ 0 1 x 3 2 - x 2     d x

π ∫ 0 1 x 3 2 - x 2     d x = π ∫ 0 1 x 2 / 3 - x 2   d x

= π x 2 / 3   + 1 2 3 + 1 - x 3 3 ​ | 0 1

= 4 π 15

Portanto,

V t = 2 ⋅ 4 π 15 = 8 π 15

E é isso galerinha! Sobrou alguma dúvida? Alguma dica de melhoria? Manda um feedback pra gente te ajudar. Bons estudos e até a próxima!

Resposta

8 π 15

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre o volume do sólido que resulta quando a região delimitada pelas curvas dadas gira em torno do eixo x . y = 9 - x 2 ; y = 0
Encontre o volume do sólido que resulta quando a região delimitada pelas curvas dadas gira em torno do eixo x . y = e 3 x 1 + e 6 x ; y = 0 ; x = 0 ; x = 1
Encontre o volume do sólido cuja base é a região delimitada pela curva x = 1 - y 2 e o eixo y e cujas seções transversais, tomadas perpendicularmente ao eixo y , são quadrados.
Calcule o volume do sólido cuja base é o semicírculo 4x²+y²
Um certo sólido tem uma altura de 1m e uma seção transversal, tomada x metros acima da base do sólido, é uma região anular de raio interno x 2m e raio externo xm . Encontre o volume do sólido.