Exercícios Resolvidos de Cálculo do Potencial a partir do Campo Elétrico

Ver Teoria

Enunciado

Um cilindro condutor infinito ao longo do eixo O x de raio R tem densidade de carga constante λ . Calcule o potencial a uma distância r do eixo O x do cilindro, dado que a uma distância R 0 > R ele vale V 0 . O potencial dado poderia ter sido no infinito?

Passo 1

Rascunhando a situação, temos:

Como essa questão é a cara da Lei de Gauss para calcular o campo, vamos preferir utilizar a fórmula:

Δ V = - ∫ C   E → ∙ d r →

Escolhendo um caminho radial em direção ao cilindro. Estabelecido isso, vamos partir para calcular o campo. enunciando a Lei de Gauss:

∯ G E → ∙ d A → = Q i n t ϵ 0

Pela simetria cilíndrica do problema, escolhemos uma Gaussiana cilíndrica de raio arbitrário r e comprimento arbitrário L . Dado que escolhemos uma superfície com essas dimensões e já aproveitamos a simetria do campo, temos que o vetores normais à parte lateral da superfície são paralelos ao campo, ao passo que os vetores normais nas tampas são perpendiculares a ele, de forma que:

G = Lateral   +   Tampas

∯ G E → ∙ d A → = ∯ Lateral E → ∙ d A → + ∯ Tampas E → ∙ d A →

De forma que:

∯ Tampas E → ∙ d A → = 0

Portanto:

∯ G E → ∙ d A → = ∯ Lateral E d A

Passo 2

Pela configuração do campo, o seu módulo é constante em toda parte lateral da Gaussiana:

∯ Lateral E d A = E ∯ Lateral d A

E temos então a área da lateral com nossa integral:

∯ G E → ∙ d A → = E A

A expressão para a área lateral é dada pela fórmula:

A = 2 π r × L

Logo, temos:

E 2 π r L = Q i n t ϵ 0

E = Q i n t 2 π L ϵ 0 r

Passo 3

Temos uma densidade linear constante, portanto é válido dizer que a razão entre a carga interna à Gaussiana e o comprimento dela é igual à densidade:

Q i n t L = λ

Logo temos:

Q i n t = λ L

Substituindo na expressão do campo:

E = λ L 2 π L ϵ 0 r

E = λ 2 π ϵ 0 r

Ainda pela questão da simetria, temos que o campo vai ter somente essa componente radial, então:

E → = λ 2 π ϵ 0 r r ^

Passo 4

Partindo do ponto dado para um ponto arbitrário com distância r até o centro, escolhemos um caminho C qualquer.

O caminho pode sim ser qualquer um, como na figura, mas se você quiser evitar do examinador da prova exigir uma demonstração desse fato, talvez você queira particularizar e dizer que o caminho é radial, daí nesse caso temos que o campo e o seu vetor d r → são sempre paralelos ao longo do caminho. Aplicando na fórmula, temos:

Δ V = - ∫ C   λ 2 π ϵ 0 r ' r ^ ⋅ d r ' r ^

Δ V = - ∫ C   λ 2 π ϵ 0 r ' r ^ ∙ d r ' r ^

Arrumando: V r - V R 0 = - λ 2 π ϵ 0 ∫ R 0 r d r ' r '

V r - V 0 = - λ 2 π ϵ 0 ln ⁡ r R 0

V r = V 0 - λ 2 π ϵ 0 ln ⁡ r R 0

E é isso. Mas e aí, poderia ter sido arbitrado no infinito esse potencial inicial? Não, pois a integral não aceitaria r = ∞ . Você estaria tentando fazer:

∫ ∞ r d r ' r ' = ln ⁡ r - ln ⁡ ∞

Coisa que não daria certo, pois ln ⁡ ∞ é infinito também.

Resposta

V r = V 0 - λ 2 π ϵ 0 ln ⁡ r R 0

Exercícios de Livros Relacionados

Se uma esfera condutora deve ser carregada com um potencial de 10,0k V , qual é o menor raio possível da esfera para que o campo elétrico próximo à superfície da esfera não exceda a resistência do ar?
Um campo elétrico é dado pela expressão E → = b x 3i ^ , onde b = 2,00k V / m 4 . Determine a diferença de potencial entre o ponto x = 1,00m e o ponto x = 2,00m . Qual destes pontos está em um potenci
Quando você toca em um amigo depois de ter caminhado sobre um tapete em um dia seco, você gera, tipicamente, uma faísca de aproximadamente 2,0 mm. Estime o valor da diferença de potencial entre você e
Três cargas puntiformes idênticas, cada uma com uma carga igual a q , estão no plano x y . Duas das cargas estão no eixo y em y = - a e y = + a , e a terceira carga está no eixo x em x = a . (a) Deter
Um campo elétrico uniforme está na direção - x . Os pontos a e b estão no eixo x , com a em x = 2,00m e b em x = 6,00m . (a) A diferença de potencial V b - V a é positiva ou negativa? (b) Se V b - V a