Lista de Exercícios Resolvidos de Fórmula do Cisalhamento

Ver Teoria

Abaixo é dado uma viga sujeita as cargas mostradas. Com base nos seus conhecimentos, determine a tensão cisalhante máxima que afeta a viga mostrada abaixo.

Ver solução completa

Se o tubo estiver sujeito a um cisalhamento V = 75   k N , determine a tensão de cisalhamento máxima nele.

Dicas do Expert: Existem alguns conhecimentos adicionais importantes para resolver exercícios com uma seção circular como este.

São eles:

1. A tensão de cisalhamento máxima em seções transversais circulares (vazadas ou não) ocorre na linha neutra da seção;

2. Para o cálculo da posição da linha neutra, do momento de inércia da área e do momento estático, você pode considerar furos como elementos de área A i negativa e momento de inércia da área I i negativo;

& 3. A centroide de um semicírculo de raio R fica a uma distância 4 R / 3 π da base do semicírculo.

Ver solução completa

Faça um gráfico da intensidade da tensão de cisalhamento distribuída na seção transversal da escora se ela for submetida a uma força de cisalhamento V = 15   k N .

Ver solução completa

Determine a tensão cisalhante máxima na seção sujeita ao esforço cortante mostrado abaixo. Todas as medidas estão em cm.

Ver solução completa

Calcule o valor do cisalhante máximo que ocorre na seção dada abaixo.

Ver solução completa

Uma viga de seção retangular com as dimensões mostradas na figura, foi submetida a um carregamento cortante de intensidade Q . Sabendo que a tensão cisalhante admissível máxima suportada por essa viga é τ a d m = 90   K p a , determine o valor do cortante máximo que podemos aplicar sem que haja rompimento da peça.

Ver solução completa

Se a viga T for submetida a um cisalhamento vertical V = 60   k N , determine a tensão de cisalhamento máxima na viga. Calcule também o salto da tensão de cisalhamento na junção aba-alma A B . Trace um rascunho da variação da intensidade da tensão de cisalhamento em toda a seção transversal.

Ver solução completa

A viga tem seção transversal retangular e é feita de madeira com tensão de cisalhamento admissível τ a d m = 11,2   M P a . Se for submetida a um cisalhamento V = 20   k N , determine a menor dimensão a de sua parte inferior e 1,5 a de seus lados.

Ver solução completa

Abaixo é dada uma seção retangular de altura 40cm e base 20 cm. Sabendo que a seção somente suporta uma tensão cisalhante de no máximo 500Kpa, determine a que altura ocorreria a tensão cisalhante imediatamente anterior ao rompimento da mesma. Vale ressaltar que a peça está sofrendo a ação de um cortante de 200KN na direção mostrada.

Ver solução completa

Uma estrutura de madeira com perfil T mostrado baixo é submetida a ação de um cortante de intensidade V. Sabendo que a resistência dessa madeira ao cisalhamento é de τ a d m = 22   K p a , determine o máximo cortante que podemos aplicar nessa peça sem que ela sofra um rompimento.

Ver solução completa