Exercícios Resolvidos de Transformação de Lorentz para Espaço e Tempo

Ver Teoria

Enunciado

I I I

Coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo. Justifique suas escolhas com base na teoria da Relatividade Restrita, nos itens em que se aplica.

a ) ( ) Existe Interferência sem difração.

b ) ( ) Há interferência em uma rede de difração.

c ) ( ) O tempo próprio de um observador é medido no mesmo relógio em pontos diferentes de seu referencial.

d ) ( ) O comprimento próprio de uma haste é maior quando medido por um observados em relação ao qual a haste está em repouso.

e ) ( )A transformação de Lorentz entre coordenadas de referenciais inerciais não vale para velocidades muito pequenas quando comparadas com a velocidade da luz.

Passo 1

a )

A primeira afirmação é VERDADEIRA. Não é necessário que ocorra o fenômeno de difração para que o ocorra interferência. Podemos exemplificar com o fenômeno de interferência em filmes finos, onde a interferência ocorre por reflexão.

Passo 2

b )

A segunda afirmação é VERDADEIRA. Por termos na tela de observação franjas brilhantes e franjas escuras, é porque ocorre o fenômeno de interferência, construtiva para as franjas brilhantes, e destrutiva para franjas escuras.

Passo 3

c )

A terceira afirmação é FALSA. O tempo próprio de um observador é medido no mesmo relógio em um mesmo ponto em seu referencial.

Passo 4

d )

A quarta afirmação é FALSA. O comprimento próprio da haste é invariável, e é medido por um observador que se encontra em repouso em relação à haste.

Passo 5

e )

A quinta afirmação é FALSA. As transformações de Lorentz entre coordenadas de referenciais inerciais são sempre válidas, elas são consideradas um caso mais geral, de modo que valem para velocidades pequenas comparadas à velocidade da luz.

Resposta

a ) ( V )

b ) ( V )

c ) ( F )

d ) ( F )

e ) ( F )

Exercícios de Livros Relacionados

65 . Suponha que nosso Sol esteja para explodir. Em um esforço para fugir, partimos em uma espaçonave com v=0,800 c em direção à estrela Tau Ceti, a 12,0 anos-luz de distância. Quando alcançamos a met
61. Um sistrema S ' possui um componente x da velocidade igual a u relativa um sistema S e para t = t ' = 0 os dois sistemas coincidem (Figura 37.3 ). Um pulso de luz é emitido na origem de S ' no ins
No quadro S, o evento B ocorre 2,0 μs após o evento A, e o evento A ocorre na origem, enquanto o evento B ocorre no eixo x em x = 1,5 km. Com que velocidade e em que direção um observador deve estar v
A equação para a frente de onda esférica de um pulso de luz que começa na origem no tempo t = 0 é x2 + y2 + z2 - (ct) 2 = 0. O quadro S ′ se move com velocidade v ao longo do eixo x. Usando a transfor
Uma longa haste paralela ao eixo x é liberada do repouso. Subsequentemente, ele está em queda livre com uma aceleração de magnitude g na direção –y. Um observador em um foguete se movendo com velocida