Exercícios Resolvidos de Lei de Brewster

Ver Teoria

Enunciado

Um feixe de luz de polarização circular propaga-se no ar (meio I ) e incide ao longo de uma direção α sobre a superfície de um lago (meio I I ). Após a reflexão, ao longo da direção γ , o feixe é espalhado por uma nuvem de fumaça e é então observado ao longo da direção δ .

Note que as direções β e γ , bem como γ e δ são perpendiculares entre si. Como indicado na figura, a superfície do lago é identificada no plano X Y . Assinale a afirmação correta.

  1. O feixe de luz em γ apresenta polarização circular, bem como o feixe de luz ao longo de δ .
  2. O feixe de luz em γ apresenta polarização circular ao passo que o feixe de luz ao longe de δ apresenta polarização linear ao longo da direção x .
  3. O feixe de luz em γ apresenta polarização linear paralela ao plano Y Z , bem como o feixe de luz ao longo de δ .
  4. O feixe de luz em γ apresenta polarização linear paralela ao plano Y Z ao passo que o feixe de luz ao longo de δ apresenta polarização circular.
  5. O feixe de luz em γ apresenta polarização circular e o feixe de luz ao longo de δ apresenta polarização linear paralela ao plano Y Z .
  6. O feixe de luz em γ apresenta polarização linear ao longo de x e o feixe ao longo de δ apresenta polarização linear paralela ao plano Y Z .
  7. O feixe de luz em γ apresenta polarização linear ao longo da direção x , bem como o feixe de luz ao longo de δ .
  8. Nenhuma das Acima

Passo 1

A primeira coisa a se observar é que, como as direções γ e β fazem 90 ° entre si (são perpendiculares), então a luz incide na superfície do lago com o ângulo de Brewster.

Neste ângulo, a luz refletida é linearmente polarizada na direção perpendicular ao plano de incidência.

Na nossa situação, o plano de incidência (Formado pelos raios incidente, refletido e refratado) é paralelo ao plano Y Z , e assim a luz na direção γ é polarizada ao longo do eixo x .

Passo 2

Agora vamos observar a luz que sai na direção δ .

O feixe de luz ao longo de γ incide em uma nuvem de fumaça, que a espalha na direção δ . Se pensarmos nisso como uma reflexão, vemos que o fato de γ e δ serem perpendiculares não tem nenhum significado especial, no máximo nos diz o ângulo que γ fez com a superfície da nuvem.

Assim, o feixe δ é igual ao γ quanto à sua polarização, sendo polarizado linearmente ao longo do eixo x .

A resposta certa é a letra (g).

(g) O feixe de luz em γ apresenta polarização linear ao longo da direção x , bem como o feixe de luz ao longo de δ .

Resposta

A resposta certa é a letra (g).

(g) O feixe de luz em γ apresenta polarização linear ao longo da direção x , bem como o feixe de luz ao longo de δ .

Exercícios de Livros Relacionados

Um feixe de luz polarizada passa por um filtro polarizador. Quando o ângulo entre o eixo de polarização do filtro e a direção de polarização da luz é θ , a intensidade do feixe emergente é I . Se. ago
Um feixe paralelo de luz não-polarizada proveniente do ar incide formando um ângulo de 54,5 ° (com a normal) sobre uma superfície plana de vidro. O feixe refletido é completa e linearmente polarizado.
Um feixe de luz propagando-se na água atinge uma placa de vidro formando um ângulo de incidência de 53 ° ; parte do feixe é refletida e a outra parte é refratada. Sabendo que a parte refletida forma u
Um raio de luz passa atraves de um prisma com um angulo de apice a,como mostrado na Figura 31-62.Oraio e a bissetriz. do angulo de apice se interceptam em angulos retos.Mostre que o angulo de desvio 8
Na figura 33-64, um raio luminoso que estava se propagando no ar incide em um matéria 2 com um índice de refração n 2 = 1,5 . Abaixo do material 2 está o matéria 3, com um índice de refração n 3 . O r