Exercícios Resolvidos de Lei de Brewster

Ver Teoria

Enunciado

Suponha que um raio de luz solar incida na superfície da água no ângulo de Brewster. Uma pessoa com óculos escuros dotado de filtro polarizador não vê os raios refletidos pela água. Pode-se afirmar que o eixo do polarizador dos óculos forma um ângulo de quantos graus com o plano de incidência?

  1. 0 °   .
  2. 30 ° .
  3. 45 °
  4. 90 ° .
  5. A direção do eixo do polarizador é irrelevante nesta situação.

Passo 1

Aqui é importante nos lembrarmos da definição de plano de incidência, que é o plano que contém o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície. Portanto, o plano de incidência é perpendicular à superfície da água. Isso é fundamental aqui: o plano de incidência não é o plano da superfície da água!!! Fica ligado nisso, ok?

Agora, quando a luz incide sobre a superfície da água fazendo um ângulo com a normal igual ao ângulo de Brewster θ B , a luz refletida estará apenas polarizada perpendicularmente ao plano de incidência e, portanto, estará polarizada paralelamente à superfície da água.

Isso significa que, se a incidência ocorre em θ B , então o campo elétrico da luz refletida será paralela à superfície da água e perpendicular ao plano de incidência. Portanto, se a gente coloca os óculos com eixo de polarização perpendicular ao campo elétrico, não veremos os raios refletidos pela água.

Então, o eixo de polarização dos óculos, que é perpendicular ao campo elétrico (já que não estamos vendo a luz refletida!), será paralelo ao plano de incidência, ou seja, fará um ângulo de 0 ° com o plano de incidência.

Resposta

Letra a).

Exercícios de Livros Relacionados

Um feixe de luz polarizada passa por um filtro polarizador. Quando o ângulo entre o eixo de polarização do filtro e a direção de polarização da luz é θ , a intensidade do feixe emergente é I . Se. ago
Um feixe paralelo de luz não-polarizada proveniente do ar incide formando um ângulo de 54,5 ° (com a normal) sobre uma superfície plana de vidro. O feixe refletido é completa e linearmente polarizado.
Um feixe de luz propagando-se na água atinge uma placa de vidro formando um ângulo de incidência de 53 ° ; parte do feixe é refletida e a outra parte é refratada. Sabendo que a parte refletida forma u
Um raio de luz passa atraves de um prisma com um angulo de apice a,como mostrado na Figura 31-62.Oraio e a bissetriz. do angulo de apice se interceptam em angulos retos.Mostre que o angulo de desvio 8
Na figura 33-64, um raio luminoso que estava se propagando no ar incide em um matéria 2 com um índice de refração n 2 = 1,5 . Abaixo do material 2 está o matéria 3, com um índice de refração n 3 . O r