Estruturas Hiperestáticas

Resumo

Você sabe o que são Estuturas Hiperestáticas?

Ainda não? Então vem começar a aprender aqui no Responde Aí!

Antes de falarmos propriamente dito das estruturas hiperestáticas, vamos falar sobre uns conceitos iniciais que são importantes.

A primeira coisa é o equilíbrio estático. Dizemos que uma estrutura está em equilíbrio estático quando as seguintes condições são obedecidas:

  • A soma das forças no eixo $x$ (horizontal) é zero;
  • A soma das forças no eixo $y$ (vertical) é zero, e;
  • A soma dos momentos no eixo $z$ (perpendicular à tela) é zero.

Podemos escrever essas três condições matematicamente:

$$\sum F_x=0~;~~~~~ \sum F_y=0~;~~~~~\sum M_z=0 $$

Além de entender as condições de equilíbrio estático precisamos saber os tipos de apoios que podem estar presentes na estrutura para assim podermos classificar as mesmas.

Os apoios podem ser:

APOIO DO PRIMEIRO GÊNERO

Esse apoio restringe apenas o movimento do vertical, permitindo o deslocamento horizontal e a livre rotação. Como restringe só um tipo de movimento, quando há esse apoio temos apenas uma reação de apoio na direção do movimento impedido.

APOIO DO SEGUNDO GÊNERO

Esse apoio restringe os movimentos horizontais e verticais, mas não as rotações. Nesse caso, na presença desse apoio temos duas reações de apoio na direção dos movimentos impedidos.

APOIO DO TERCEIRO GÊNERO

Nesse apoio, todos os movimentos possíveis da estrutura são restringidos (horizontal, vertical e rotacional). Na presença dele temos três reações de apoio na direção dos movimentos impedidos.

Dito isso, podemos classificar as estruturas de acordo com o grau de estaticidade, ou seja, de acordo com a estabilidade das mesmas. Desse modo, podemos classificá-las de três modos: hipoestática, isoestática e hiperestática.

ESTRUTURAS HIPOESTÁTICAS

São aquelas em que o número de reações de apoio é menor que o número de equações de equilíbrio (normalmente são apenas aquelas três que mostramos no início desse conteúdo, podendo ter mais algumas caso a estrutura tenha rótulas).

Nesse tipo de estrutura, normalmente há instabilidade.

ESTRUTURAS ISOESTÁTICAS

Nesse caso, o número de reações de apoio é igual ao número de equações de equilíbrio. Normalmente são estáveis.

ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS

E enfim chegamos nas estruturas hiperestáticas. Aqui temos as estruturas nas quais o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio.

Toda essa definição aqui é bem simplificada, sempre tem uma excessão, um porém hahaha

Mas não se preocupe, é para isso que estamos aqui. Eu te mostrei essa introdução breve, só pra você começar a se familiarizar com o assunto, mas nós temos todo o conteúdo mais aprofundado e suficiente para você aprender tudo que precisa sobre estruturas hiperestáticas e arrasar na prova! Dá um confere no nosso Raio-X aqui em seguida e veja tudo que temos para te oferecer. 👇🏽

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Resistência dos materiais - Russel C. Hibbeler
  • Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2  - James L. Meriam, L. Glenn Kraige
  • Mecânica para Engenharia: Estática Volume 1 - James L. Meriam, L. Glenn Kraige
  • Mecânica para Engenharia Estática - Russel C. Hibbeler
  • Dinâmica: Mecânica para Engenharia - Russel C. Hibbeler