Exercícios Resolvidos de Movimento Retilíneo + Movimento Circular

Ver Teoria

Enunciado

A figura abaixo representa um disco homogêneo e uniforme, de espessura desprezível, e raio R. O disco gira no sentido horário em torno do seu eixo de simetria, com velocidade angular constante de módulo ω , e cai sob a ação do campo gravitacional próximo à superfície da Terra, mantendo-se sempre num mesmo plano vertical.

Sabendo-se que a aceleração do centro de massa do disco é igual a g → , a aceleração da gravidade, pode-se concluir que o módulo da aceleração do ponto P localizado na borda do disco, mostrado na figura, é:

  1. a → P = g 2 + ω 4 R 2
  2. a → P = g
  3. a → P = g + ω 2 R
  4. a → P = g - ω 2 R
  5. a → P = ω 2 R
  6. a → P = g 2

Passo 1

Parece complicado né? Mas calma, vamos ver rapidinho primeiro como o ponto P se comporta durante os dois movimentos combinados: a queda e a rotação:

Agora vamos ver separadamente os dois movimentos:

Veja que se o disco estivesse caindo sem rodar, a bolinha vermelha, que representa o nosso ponto P , iria cair em linha reta e se o disco rodasse sem cair, o ponto P iria simplesmente girar.

A gente conhece a aceleração do ponto P para cada um dos movimentos separados não é mesmo? Veja:

a → r o t a ç ã o = v 2 R = ω R 2 R = ω 2 R

a → q u e d a =   g

Bem, se o movimento do ponto P tem uma trajetória combinada, pra cada ponto dessa trajetória então podemos considerar que as duas acelerações acima existem! Vamos ter então que a aceleração no ponto P vai ter essa expressão simpática:

a → P = a → r o t a ç ã o +   a → q u e d a  

Sendo assim, o módulo da aceleração vai ser:

a → P = a → q u e d a 2 + a → r o t a ç ã o 2  

a → P = g 2 + ω 4 R 2  

Resposta

L e t r a   A

Exercícios de Livros Relacionados

a) Deduza uma equação para a aceleração radial que inclua v e ω , mas não inclua r . b) Você está projetando um carrossel para o qual um ponto da periferia possui uma aceleração radial igual a 0,500m
Uma plataforma giratória possui diâmetro de 0,750m e está girando em torno de um eixo fixo com uma velocidade angular inicial igual a 0,250r e v / s e aceleração angular igual a 0,900r e v / s 2 . a)
Ultracentrífuga. Calcule a velocidade angular necessária ( e mr e v / m i n ) de uma ultracentrífuga para que a aceleração radial de um ponto a 2,50c m do eixo seja igual a 400000 g (isto é, 400000 ve
Um automóvel clássico Chevrolet Corvette 1957 com 1240k g parte do repouso e acelera com aceleração tangencial constante igual a 3,0m / s 2 em uma pista de teste circular com raio de 60,0m . Considere
Em espiral. É comum ver aves de rapina ganhando altura impulsionadas por uma corrente de ar quente. A trajetória que elas percorrem se assemelha a uma espiral. Pode-se reproduziro movimento em espiral