Exercícios Resolvidos de Cálculo de Probabilidades - Introdução

Ver Teoria

Enunciado

O giz fornecido para a ICeX é fornecido por três fabricantes. O primeiro fabricante fornece 30 % de todo o giz, o segundo fabricante fornece 20 % e o terceiro 50 % . O primeiro fabricante produz 8 % de itens defeituosos, o segundo fabricante produz 10 % de itens defeituosos, e o terceiro fabricante produz 5 % de itens defeituosos.

Uma peça de giz foi retirada para análise durante o mês de março e resultou em defeituosa. Calcule a probabilidade dessa peça ter vindo do fabricante 2

Passo 1

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Vamos para mais uma questão de estatística. Nosso objetivo é Calcule a probabilidade de uma peça defeituosa ter vindo do fabricante 2 . E aí? Como vamos fazer isso?

Vamo usar o teorema de Bayes que diz que

P ( A | B ) = P ( B | A ) P ( A ) / P ( B )

No nosso caso, queremos:

P ( v i r   d e   2   |   d e f e i t u o s a )

Po Bayes

P ( v i r   d e   2   |   d e f e i t u o s a ) = P ( d e f e i t u o s a |   v e i o   d e   2 ) P ( v i r   d e   2 ) / P ( d e f e i t u o s a )

= P ( d e f e i t u o s a |   v e i o   d e   2 ) P ( v i r   d e   2 ) / ( P ( d e f e i t u o s a |   v e i o   d e   3 ) * P ( v e i o   d e   3 ) + P ( d e f e i t u o s a | v e i o   d e   2 ) P ( v e i o   d e   2 ) + )

+ P ( d e f e i t u o s a | v e i o   d e   1 ) P ( v e i o   d e   1 ) )

Mas essas probabilidades estão informadas no enunciado. Então temos

= 0.1 * 0.2 / ( 0.05 * 0.5 + 0.1 * 0.2 + 0.08 * 0.3 ) = 6.9 %

= ( 0.29 )

Resposta

0.29

Exercícios de Livros Relacionados

Um lote de 140 pastilhas (chips) semicondutoras é inspecionado, escolhendo-se uma amostra de cinco pastilhas. Suponha que 10 das pastilhas não obedeçam aos requerimentos dos consumidores.Quantas amost
Encontrando a probabilidade do complemento de um evento A distribuição etária dos moradores de San Ysidro, Novo México, encontra-se na tabela a seguir. Nos exercícios 47 a 50, encontre a probabilidade
A, B e C são três eventos de um mesmo espaço amostral, tais que: P B = 0,5 P C = 0,3 P B C = 0,4e P A B ⋂ C = 0,5 . Calcule P ( A⋂ B⋂ C ) .
Verifique que para dois eventos quaisquer, A1 e A2, temos que P A 1 ∪ A 2 ≤ P A 1 + P A 2 e que essa relação pode ser usada para n eventos.
Encontrando a probabilidade do complemento de um evento A distribuição etária dos moradores de San Ysidro, Novo México, encontra-se na tabela a seguir. Nos exercícios 47 a 50, encontre a probabilidade