Exercícios Resolvidos de Centro de Massa e Momento de Inércia

Ver Teoria

Enunciado

Calcule o momento de inércia do fio γ t = t , 2 t , 3 t , t ∈ 0,1 com densidade linear δ x , y , z = x + y + z em torno do eixo z .

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos pede para calcular o momento de inércia do fio γ t = t , 2 t , 3 t , t ∈ 0,1 com densidade linear δ x , y , z = x + y + z em torno do eixo z .

Para isso, sabemos que omomento de inércia é dado pela seguinte integral de linha:

I = ∫ r 2 d m γ

Onde

d m = δ x , y , z d s

Bom... vale mencionar que a integral de linha relativa ao comprimento de arco, função f X contínua, definida na imagem de γ , pode ser reescrita da seguinte forma:

I = ∫ f X d s γ = ∫ a b f γ t γ ' t d t

Eaí? Bora lá resolver?

😉

Passo 2

Então... imagine que o nosso fio está no espaço x , y , z . Por Pitágoras, a distância de qualquer ponto do fio até o eixo z é dada por:

r 2 = x 2 + y 2

Do enunciado, podemos inferir que:

δ x , y , z = x + y + z

Assim, com os valores que nos foram fornecidos, temos:

r γ t 2 = 5 t 2

E

δ γ t = 6 t

Também não podemos esquecer daquele módulo da derivada:

γ ' t = t , 2 t , 3 t ' ∴

γ ' t = 1,2 , 3 ∴

γ ' t = 1 2 + 2 2 + 3 2 ∴

γ ' t = 14

Passo 3

Com esses resultados, podemos substituir na nossa integral de linha:

I = ∫ a b f γ t γ ' t d t ∴

I = ∫ 0 1 5 t 2 6 t 14 d t ∴

I = 30 14 ∫ 0 1 t 3 d t ∴

I = 30 14 t 4 4 1 0 ∴

I = 15 14 2

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

I = 15 14 2

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a massa e o centro de massa de um arame com formato da hélice x = t, y = cos ⁡ t, z = s e nt, 0 ≤ t ≤ 2 π, se a densidade em qualquer ponto for igual ao quadrado da sua distância do ponto à
(a) Escreva fórmulas semelhantes à Equação 4 para o centro de massa x C M ,y C M ,z C M de um arame fino com função densidade ρ x ,y ,z e forma da curva espacial C .(b) Determine o centro de massa de
Use o Exercício 22 para encontrar o centroide da região triangular de vértices 0,0 ,( a , 0 ) e ( a , b ) , onde a0 e b0 .
32- Determine a massa e o centro de massa de uma arame fino no formato de um quarto de círculo x 2 + y 2 = r 2 , x ≥ 0 , y ≥ 0 , se a função densidade for ρ x , y = x + y
Dado um arame semicircular uniforme de raio 4 cm.Mostrar que o momento de inércia em relação ao diâmetro que passa pelos extremos do arame 8 M , sendo M a massa do arame.