Exercícios Resolvidos de Comprimento de Onda de De Broglie

Ver Teoria

Enunciado

De acordo com de Broglie a dualidade onda-partícula significa que:

(a ) O elétron pode se comportar somente como partícula.

(b ) Uma “partícula” no mundo microfísico pode ser representada por propriedades ondulatórias e por propriedades de partículas.

(c ) As ondas são representadas por ondas e partículas por partículas.

(d ) O elétron somente pode ser tratado como onda no estado fundamental de um átomo.

Passo 1

Para entendermos o que De Broglie disse precisamos compreender o que significa a dualidade onda partícula.

O que Louis De Broglie disse foi que a matéria pode possuir características de ondas assim como características de partículas, tanto que ele relacionou um comprimento de onda as partículas da matéria pela equação

λ = h p

Onde P=mv que significa momento linear das partículas

É importante lembrar que essa fórmula vale para qualquer tipo de matéria, porém no caso de corpos macroscópicos os comprimentos de ondas são tão pequenos que é impossível observar propriedades ondulatórias perceptíveis.

Passo 2

Sabendo disso observamos que a única alternativa que se adequa a Hipótese de De Broglie é a letra B

b) Uma “partícula” no mundo microfísico pode ser representada por propriedades ondulatórias e por propriedades de partículas.

Resposta

b) Uma “partícula” no mundo microfísico pode ser representada por propriedades ondulatórias e por propriedades de partículas.

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está se movendo a 2,5×10 5m/s . Encontre o comprimento de onda de elétron de Broglie.
Exercício de Livro
Um próton e um elétron têm energias cinéticas iguais. Segue-se que o comprimento de onda do próton é (a) maior que o comprimento de onda do elétron, (b) igual ao comprimento de onda do elétron, (c) me
Se o comprimento de onda de um elétron é igual ao comprimento de onda de um próton, (a) a velocidade do próton é maior que a velocidade do elétron, (b) as velocidades do próton e do elétron são iguais
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinéticade 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.