Exercícios Resolvidos de Comprimento de Onda de De Broglie

Ver Teoria

Enunciado

Considere as afirmações a seguir sobre a figura abaixo que representa a difração de elétrons e marque a opção correta. I ) O padrão de intensidade depende do comprimento de onda associado ao elétron. I I )   O padrão de intensidade pode ser explicado apenas pela teoria corpuscular da matéria. I I I )   A difração de elétrons é semelhante à difração da luz por uma rede de difração.

  1. Apenas I é verdadeira.
  2. Apenas I I é verdadeira.
  3. Apenas I I I é verdadeira.
  4. Apenas I e I I são verdadeiras.
  5. Apenas I I e I I I são verdadeiras.
  6. Apenas I e I I I são verdadeiras.
  7. Todas são verdadeiras.
  8. Nenhuma é verdadeira.

Passo 1

A difração de elétrons é uma confirmação experimental de que a matéria se comporta também coma onda, de forma que podemos associar a ela um comprimento de onda. Assim, o padrão de interferência vai depender desse comprimento de de Broglie associado aos elétrons.

Esse é um efeito que pode ser explicado apenas pela teoria ondulatória da matéria. Por isso, esse padrão de difração de elétrons é similar ao padrão de difração que temos em experimentos de fenda dupla para ondas eletromagnéticas.

Por isso, apenas os itens I e I I I estão CORRETOS.

Resposta

Letra f).

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está se movendo a 2,5×10 5m/s . Encontre o comprimento de onda de elétron de Broglie.
Exercício de Livro
Um próton e um elétron têm energias cinéticas iguais. Segue-se que o comprimento de onda do próton é (a) maior que o comprimento de onda do elétron, (b) igual ao comprimento de onda do elétron, (c) me
Se o comprimento de onda de um elétron é igual ao comprimento de onda de um próton, (a) a velocidade do próton é maior que a velocidade do elétron, (b) as velocidades do próton e do elétron são iguais
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinéticade 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.