Exercícios Resolvidos de Comprimento de Onda de De Broglie

Ver Teoria

Enunciado

Para que um próton, um elétron, e um fóton tenham todos o mesmo comprimento de onda de de Broglie associado, eles precisam ter:

a ) O mesmo momento angular.

b ) O mesmo momento linear.

c ) A mesma velocidade.

d ) A mesma energia.

e ) Um fóton, por ter massa de repouso nula, não pode ter o mesmo comprimento de onda de de Broglie associado que uma partícula cuja massa de repouso não seja nula.

f ) Nenhuma das anteriores

Passo 1

O comprimento de onda de de Broglie é dado por:

λ = h p

Assim, como h é uma constante, o comprimento de onda de de Broglie depende somente do momento linear.

Portanto, para que tanto o próton, quanto o elétron e o fóton tenham o mesmo comprimento de onda de de Broglie, é necessário todos tenham o mesmo momento linear.

A resposta certa é a letra b .

Resposta

b ) O mesmo momento linear.

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está se movendo a 2,5×10 5m/s . Encontre o comprimento de onda de elétron de Broglie.
Exercício de Livro
Um próton e um elétron têm energias cinéticas iguais. Segue-se que o comprimento de onda do próton é (a) maior que o comprimento de onda do elétron, (b) igual ao comprimento de onda do elétron, (c) me
Se o comprimento de onda de um elétron é igual ao comprimento de onda de um próton, (a) a velocidade do próton é maior que a velocidade do elétron, (b) as velocidades do próton e do elétron são iguais
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinéticade 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.