Exercícios Resolvidos de Comprimento de Onda de De Broglie

Ver Teoria

Enunciado

Se uma bola de futebol, um elétron, e um fóton têm todos o mesmo momento linear, qual dos três tem o maior comprimento de onda associado?

  1. A bola de futebol.
  2. O elétron.
  3. O fóton.
  4. Todos têm o mesmo comprimento de onda associado.
  5. Depende da energia do fóton.
  6. Nenhuma das anteriores.

Passo 1

Podemos associar o momento linear com o comprimento de onda através das relações encontradas para as ondas de De Broglie:

p = h λ → λ = h p

Como podemos ver, o comprimento de onda associado independe da massa. Assim, se a bola de futebol, o elétron e o fóton possuem o mesmo momento linear, os três terão o mesmo comprimento de onda associado.

A opção correta é a letra (d).

Resposta

Letra (d): Todos têm o mesmo comprimento de onda associado.

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está se movendo a 2,5×10 5m/s . Encontre o comprimento de onda de elétron de Broglie.
Exercício de Livro
Um próton e um elétron têm energias cinéticas iguais. Segue-se que o comprimento de onda do próton é (a) maior que o comprimento de onda do elétron, (b) igual ao comprimento de onda do elétron, (c) me
Se o comprimento de onda de um elétron é igual ao comprimento de onda de um próton, (a) a velocidade do próton é maior que a velocidade do elétron, (b) as velocidades do próton e do elétron são iguais
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinéticade 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.