Exercícios Resolvidos de Gráfico de Barras, Setores & Histograma

Ver Teoria

Enunciado

c) O quadro abaixo corresponde ao diagrama de frequências dos resultados das notas dos alunos matriculados em uma das turmas da matéria PROBEST_2016-2. Através dos dados apresentados, esboce o Diagrama de Pareto (gráfico com frequência e % cumulativo).

Passo 1

Letra c)

Relembrando o passo a passo para construir um Diagrama de Pareto:

1 - Eixo y do gráfico colocamos as frequências absolutas

2 - Eixo x do gráfico em ordem decrescente, colocamos os intervalos analisados das freqüências absolutos (começa sempre do intervalo com maior frequência absoluta).

3 - Outro eixo y , do lado direito colocamos as frequências relativas acumuladas de cada intervalo e ligamos os pontos com retas.

Passo 2

Bora aplicar esse passo a passo na nossa questão então!

No eixo vertical, vamos representar as frequências absolutas, que são as frequências da coluna do meio da tabela. No eixo horizontal, vamos representar nossos intervalos, que são os blocos de notas (primeira coluna da tabela), ordem decrescente:

Passo 3

Agora temos que calcular as frequências relativas acumuladas das notas dos alunos. Por que não podemos usar o % Cumulativo dado na tabela mesmo? Porque ele é referente à ordem de intervalos dada na tabela, que é aleatória, e nós queremos intervalos de frequências decrescentes!

Somando todas as frequências absolutas das notas temos:

17 + 13 + 10 + 8 + 7 + 3 + 1 + 1 = 60

E nossas frequências relativas das notas vão ser as frequências absolutas divididas pelo total de notas, ou seja, essa soma que fizemos aí em cima!

E nosso % Cumulativo para cada bloco vai ser a frequência relativa desse bloco mais a frequência acumulada anterior a ele (soma das frequências relativas até ele)! Desse jeitin ó:

Passo 4

Agora esses % Cumulativos entram como nosso segundo eixo vertical no Diagrama de Pareto, e juntamos os pontos encontrados com retas. No final, temos isso aqui:

Resposta

Letra c)

Exercícios de Livros Relacionados

Nos exercícios 9 a 12, determine se a forma aproximada da distribuição no histograma é simétrica, uniforme, assimétrica à esquerda, assimétrica à direita ou nenhuma das anteriores. Justifique sua resp
Descreva a forma da distribuição para o histograma construído no Exercício 4 como simétrica, uniforme, assimétrica à esquerda, assimétrica à direita ou nenhuma dessas.
Construa um histograma para os dados de qualidade da água do exercício 6.25. Comente sobre a forma do estou grama. Ele contém a mesma informação que o diagrama de Ramos e folhas?
Construa os histogramas, ramo-e-folhas e desenhos esquemáticos para as variáveis do problema anterior.
O histograma dá uma idéia de como é a verdadeira densidade de freqüências da população da qual os dados foram selecionados. Suponha que tenhamos o histograma da figura abaixo e que a curva suave seja