Exercícios Resolvidos de Gráfico de Barras, Setores & Histograma

Ver Teoria

Enunciado

Os quadros abaixo estão relacionados às alturas dos alunos matriculados na disciplina PROBEST-2013-2. Através dos dados apresentados, pede-se:

  1. Esboce o Diagrama de Pareto (contendo tanto a frequência absoluta como a frequência acumulada (% cumulativo).

Passo 1

Primeiramente fazemos um gráfico dos intervalos de altura e suas frequências absolutas, que são dadas na tabela 2 (EM ORDEM DESCRESCENTE DE FREQUÊNCIAS!):

Agora fazemos um eixo vertical secundário com as porcentagens e traçamos uma linha representando o % cumulativo:

E aí está nosso diagrama de pareto.

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Nos exercícios 9 a 12, determine se a forma aproximada da distribuição no histograma é simétrica, uniforme, assimétrica à esquerda, assimétrica à direita ou nenhuma das anteriores. Justifique sua resp
Descreva a forma da distribuição para o histograma construído no Exercício 4 como simétrica, uniforme, assimétrica à esquerda, assimétrica à direita ou nenhuma dessas.
Construa um histograma para os dados de qualidade da água do exercício 6.25. Comente sobre a forma do estou grama. Ele contém a mesma informação que o diagrama de Ramos e folhas?
Construa os histogramas, ramo-e-folhas e desenhos esquemáticos para as variáveis do problema anterior.
O histograma dá uma idéia de como é a verdadeira densidade de freqüências da população da qual os dados foram selecionados. Suponha que tenhamos o histograma da figura abaixo e que a curva suave seja