1.

Duas forças são aplicadas de 60   N são aplicadas, como ilustrado, aos vértices A   e   C de uma placa quadrada de 200   m m de lado. Determine o momento do binário formado pelas duas forças.

Resolução
2.

Uma chave de roda é usada para apertar um parafuso de cabeça quadrada. Se forças de 250 N forem aplicadas a chave, como mostrado, determine o módulo F das forças iguais exercidas nos quatro pontos de contato na cabeça de 25 m m do parafuso, de modo que seu efeito externo sobre o parafuso seja equivalente ao das duas forças de 250 N . Considere que as duas forças são perpendiculares aos lados planos da cabeça do parafuso.

Resolução
3.

O suporte está preso a uma coluna por meio de dois rebites, A   e   B , e suporta uma força de 2   k N . Substitua essa força por uma força atuando ao longo da mediatriz dos rebites e por um binário. Em seguida, redistribua essa força e o binário, substituindo-os por duas forças, uma em A   e outra em B , e determine as forças suportadas pelos rebites.

Resolução
4.

O conjunto roda/suporte está submetido ao par de forças de 400   N mostrado. Determine o momento associado a essas forças.

Resolução
5.

Três forças horizontais F = 800   N , Q = 400   N e T = 600   N são aplicadas, como ilustrado, a um suporte vertical de ferro fundido. Substitua as três forças F ,   Q   e   T por um sistema força-binário na seção que contém o ponto A .

Resolução
6.

Quatro pinos de 25 m m de diâmetro são presos a uma tábua. Dois barbantes, apoiados nos pinos são tracionados, como ilustrado.

a Determine o binário resultante na tábua.

b Se apenas um barbante é usado, em quais pinos deverá ser apoiado e em que direções deverão ser tracionados a fim de que se produza o mesmo binário com uma força de tração mínima?

c Qual o valor dessa força de tração mínima?

Resolução
7.

Duas polias estão submetidas às forças trativas das correias, como mostrado. Se a resultante R → destas forças passa pelo centro O , determine a )   T , b )   o módulo de R e c )   o ângulo anti-horário θ que R faz com o eixo x .

Resolução
8.

As direções dos dois vetores de empuxo de um avião experimental podem ser variadas independentemente, dentro de certos limites, desde a direção convencional à frente. Para a configuração de empuxo mostrada, determine o sistema força-binário equivalente no ponto O . Substitua, então, este sistema força-binário por uma única força e especifique sobre o eixo x pela qual passa a linha de ação da resultante. Estes resultados são vitais para analisar o desempenho do projeto.

Resolução
9.

A chave é usada pra soltar um parafuso, conforme a figura abaixo. Determine o momento de cada força sobre o eixo do parafuso passando pelo ponto O .

  1. M F 1 = 27   N . m     e   M F 2 = 30   N . m
  2. M F 1 = 24,1   N . m   e   M F 2 = 14,5   N . m
  3. M F 1 = 26   N . m   e   M F 2 = 31   N . m
  4. M F 1 = 37   N . m   e   M F 2 = 20   N . m
  5. M F 1 = 17   N . m   e   M F 2 = 10   N . m
Resolução
10.

A roda traseira de um automóvel de tração dianteira que está acelerando para a direita está submetida às cinco forças e ao momento mostrado. As forças A x = 240   N e A y = 2000   N são forças transmitidas pelo eixo à roda, F = 160   N é a força de fricção exercida pela superfície da estrada no pneu, N = 2400   N éa força normal de reação exercida pela superfície da estrada e W = 400   N é o peso do conjunto pneu/roda. O momento M = 3   N . m é devido à fricção do mancal. Determine e localize a resultante do sistema.

Resolução
11.

Durante uma curva suave para a direita, uma pessoa exerce as forças mostradas sobre o volante. Observe que cada força consiste em uma componente tangencial e em uma componente radial direcionada para dentro. Determine o momento exercido em relação à coluna de volante O .

Resolução
12.

A força de 180   N está aplicada do corpo O A B . Se θ = 50 ° , determine o sistema força-binário equivalente no eixo, em O .

Resolução
13.

O tubo A B está fixo em A . Substituir as duas forças aplicadas por um sistema força-binário na seção C .

Resolução
14.

Um momento de 4   N . m é aplicado pela mão do operário. Determine o binário de forças F , que age na mão do operário e P que atua na ponta da chave da fenda.

  1. F = 97,8 N ;   P = 189 N
  2. F = 97,8   N   ; P = 807 N
  3. F = 133 N   ; P = 800 N
  4. F = 197,8 N ; P = 180 N
  5. F = 197,8 N ; P = 820 N
Resolução
15.

As rodas do automóvel de tração dianteira sofrem, em conjunto, a ação de uma força de reação normal de 7000   N e de uma força de fricção F , ambas exercidas pela superfície da estrada. Se é sabido que a resultante destas forças faz um ângulo de 15 ° com a vertical, determine o sistema força-binário equivalente no centro de massa G do carro. Trate esse problema como sendo bidimensional.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas