Exercícios Resolvidos de Momento Linear

Ver Teoria

Enunciado

Um projétil de massa m incide com velocidade inicial v i → = v i i ^ sobre um alvo de massa M , inicialmente parado sobre uma superfície horizontal sem atrito. O alvo tem forma curva na área atingida pelo projétil, conforme mostra a Figura 2. Ao perder o contato com o alvo, o projétil possui velocidade v f → = v f j ^ . Devido ao contato com o projétil, o alvo passa a se mover horizontalmente para a direita. Despreze os efeitos da gravidade sobre o movimento do projétil.

A variação do momento linear do projétil ( Δ p → p r o j é t i l ) entre o instante inicial e o instante em que ele perde contato com o alvo é:

(a) m v f j ^ + m v i i ^

(b) m v f j ^ - m v i i ^

(c) - m v f j ^ + m v i i ^

(d) - m v f j ^ - m v i i ^

(e) m v f i ^ + m v i j ^

(f) m v f i ^ - m v i j ^

(g) - m v f i ^ + m v i j ^

(h) - m v f i ^ - m v i j ^

Passo 1

Quando queremos a variação de qualquer grandeza nós fazemos a subtração da quantidade final pela quantidade inicial, ou seja, no nosso caso:

Δ p → = m v f → - m v i →

Mas, pelo enunciado:

v f → = v f j ^

v i → = v i i ^

Então:

Δ p → = m v f → - m v i →

Δ p → = m v f j ^ - m v i i ^

Que é a letra b!

Viu? Essa questão parecia complicada, mas era tranquilinha!

Resposta

Letra b).

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula de 3,00k g tem uma velocidade de ( 3,00 i ^–4,00 j ^ )m / s . (a) Encontre as componentes x e y do momento. (b) Encontre o módulo e a direção do momento.
Uma partícula de massa m move-se com momento de módulop . (a) Mostre que a energia cinética da partícula é K=p 2 / 2 m . (b) Expresse o módulo do momento da partícula considerando sua energia cinética
Por que a seguinte situação é impossível? Um astronauta, junto com o equipamento que carrega, tem uma massa de 150k g . Ele está fazendo um passeio pelo espaço fora da nave, que está à deriva no espaç
124- Uma bola com uma massa de 0.550k g cai verticalmente em um piso de concreto, chocando-se com o piso a uma velocidade de 12,0 m/s e ricocheteando verticalmente com uma velocidade de 3,00 m/s. Use
A energia cinética de um corpo é aumentada por um fator 4 . Por que fator o módulo de seu momento é alterado?( a )16( b )8( c )4( d )2( e )1 .