Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).

A noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira: 

a) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma area de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.

b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.

c) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.

d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental. 

e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.

Passo 1

Durante a noite a área do continente se resfria mais rápido que nos mares, assim criando uma área de alta pressão no continente e de baixa pressão no mar, sabemos que os ventos vêm do ambiente com maior pressão para o de menor pressão, portanto a brisa terrestre na noite é inversa do dia.

Resposta

Letra a

Exercícios de Livros Relacionados

O álcool etílico tem um ponto de ebulição de 78 ° C , um ponto de congelamento de - 114 ° C , um calor de vaporização de 879 k J / k g , um calor de fusão de 109 k J / k g , e um calor específico de 2
Que massa de vapor a 100 ° C deve ser misturada a 150 g de gelo no ponto de fusão, em um recipiente isolado termicamente, para produzir água a 50 ° C .
Que massa de manteiga, que possui um valor calórico de 6,00 C a l / g( 6000 c a l / g ) , equivale à variação d energia potencial gravitacional de um homem de 73 k g que sobe do nível do mar para o al
Uma substância tem massa de 5 0 , 0 g / m o l . Quando 314 J são adicionados na forma de calor a uma amostra de 30 g da substância, a temperatura sobe de 25 ° C para 45 ° C . a Qual é o calor específi
Um termômetro com 0,0550k g de massa e um calor específico de 0,837 k J K g . K indica 15,0° C . O termômetro é totalmente imerso em 0,300k g de água por tempo suficiente para ficar à mesma temperatur