Questão 10

Sobre um gás ideal, assinale a alternativa correta:

a)Existem processos nos quais o gás ideal recebe calor porém não varia sua temperatura.

b) d U = n C v d T apenas processos a volume constante.

c)A variação da energia interna de um gás depende da variação de volume

d) A capacidade térmica à pressão constante é sempre menor do que a capacidade térmica a volume constante.

e) Uma transformação adiabática reversível de um gás ideal não produz trabalho.

Passo 1

Fala galerinha tranquilidade, nesse caso como não temos que analisar o enunciado em si, vamos eliminar as alternativas que foram dadas pela questão.

Passo 2

No caso da alternativa B está incorreta porque essa equação não descreve a variação de energia interna de um gás a volume constante e sim a quantidade de calor produzido ou realizado pelo gás conforme a seguinte equação:

Q = n C v Δ T

Na alternativa C temos que compreender que o único jeito de variar a energia interna de um gás é mudando sua temperatura logo, a variável importante não é o volume conforme a equação:

Δ U = 3 2 ⋅ n ⋅ R ⋅ Δ T

A alternativa D está incorreta porque a capacidade térmica a pressão constante é a soma da capacidade térmica a volume constante mas alguns fatores como volume, coeficiente de expansão térmica, constante de boltzman, e pode ser analisada pela seguinte equação:

C p = C V + T V α P 2 k T

A alternativa E está incorreta porque a transformação adiabática não troca calor, significa pela primeira lei da termodinâmica que toda energia interna será transformada em trabalho.

Δ U = - W

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Passo 6

Nos resta discutir a alternativa correta que é a letra A, isso é verdade pois temos o diagrama PV que tem as curvas isotermas, que todo processo que acontece em cima delas são processos a temperatura constante.

Resposta

A alternativa correta é a letra A, Qualquer transformação que o gás realizar acompanhando umas dessas curvas será a pressão constante.

Exercícios de Livros Relacionados

O álcool etílico tem um ponto de ebulição de 78 ° C , um ponto de congelamento de - 114 ° C , um calor de vaporização de 879 k J / k g , um calor de fusão de 109 k J / k g , e um calor específico de 2
Que massa de vapor a 100 ° C deve ser misturada a 150 g de gelo no ponto de fusão, em um recipiente isolado termicamente, para produzir água a 50 ° C .
Que massa de manteiga, que possui um valor calórico de 6,00 C a l / g( 6000 c a l / g ) , equivale à variação d energia potencial gravitacional de um homem de 73 k g que sobe do nível do mar para o al
Uma substância tem massa de 5 0 , 0 g / m o l . Quando 314 J são adicionados na forma de calor a uma amostra de 30 g da substância, a temperatura sobe de 25 ° C para 45 ° C . a Qual é o calor específi
Um termômetro com 0,0550k g de massa e um calor específico de 0,837 k J K g . K indica 15,0° C . O termômetro é totalmente imerso em 0,300k g de água por tempo suficiente para ficar à mesma temperatur