Um pote de azeitonas é feito de vidro e sua tampa de alumínio, conforme figura.

Afim de abrir o pote à temperatura ambiente, um aluno de Física II utiliza as seguintes estratégias usando uma quantidade ilimitada de água quente a 60 ° C :

I. Aquece a tampa mas não aquece o vidro.

II. Aquece o vidro mas não aquece a tampa.

III. Aquece ambos, a tampa e o vidro.

Admitindo que nos três casos o aluno aguardou o equilíbrio térmico com a água quente, podemos dizer que, dessas estratégias, será(ão) eficiente(s) apenas a(s):

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. I.
  4. III.
  5. I e III.

Passo 1

Como estramos tratando de ceder calor a materiais diferente, vamos lembrar da fórmula de dilatação linear:

∆ L = L 0 α ∆ t

Logo, quanto maior o coeficiente de dilatação linear, α , maior será a dilatação.

Acontece que o α do alumínio é maior que o do vidro. Isso significa que quando eles variam a mesma temperatura, o alumínio varia mais que o vidro, sacou?

Então eu posso:

I – Aquecer só a tampa. Aí ela vai ficar maior que o pote, e vai soltar.

III – Aquecer ambos. Porque como o alumínio dilata mais que o vidro na mesma variação de temperatura, a tampa vai dilatar mais que o pote e vai soltar.

Aquecer só o pote não funcionaria, porque só ele aumentaria de tamanho, a tampa ficaria mais apertada e pioraria a situação.

Então a resposta é Letra E.

Resposta

Letra E.

Exercícios de Livros Relacionados

O álcool etílico tem um ponto de ebulição de 78 ° C , um ponto de congelamento de - 114 ° C , um calor de vaporização de 879 k J / k g , um calor de fusão de 109 k J / k g , e um calor específico de 2
Que massa de vapor a 100 ° C deve ser misturada a 150 g de gelo no ponto de fusão, em um recipiente isolado termicamente, para produzir água a 50 ° C .
Que massa de manteiga, que possui um valor calórico de 6,00 C a l / g( 6000 c a l / g ) , equivale à variação d energia potencial gravitacional de um homem de 73 k g que sobe do nível do mar para o al
Uma substância tem massa de 5 0 , 0 g / m o l . Quando 314 J são adicionados na forma de calor a uma amostra de 30 g da substância, a temperatura sobe de 25 ° C para 45 ° C . a Qual é o calor específi
Um termômetro com 0,0550k g de massa e um calor específico de 0,837 k J K g . K indica 15,0° C . O termômetro é totalmente imerso em 0,300k g de água por tempo suficiente para ficar à mesma temperatur