Um dada composto é mantido inicialmente a -100ºC e a pressão atmosférica. Considerando seu diagrama de fase mostrado na Figura ao lado, podemos afirmar que:

A) Ao aquecer este composto até temperatura ambiente mantendo a pressão inicial ocorre uma sublimação.

B) Aumentando a pressão para 5 atm e aquecendo a amostra até temperatura ambiente ocorre primeiramente uma solidificação e em seguida uma condensação.

C) Ao aumentar a pressão mantendo a temperatura inicial ocorre uma solidificação.

D) Aumentando a pressão para 67 atm e aquecendo a amostra até temperatura ambiente ocorre uma sublimação.

E) Aquecendo a amostra até temperatura ambiente e aumentando a pressão para 73 atm, ocorre uma fusão e em seguida uma ebulição.

Passo 1

Ó,vou colocar aqui pra você como um diagrama de fase costuma ser:

Isso é só pra você entender que fase vai tá em cada parte do diagrama, ok?

A substância vai começar a -100 graus Celsius e 1 atm (que é a pressão atmosférica, atenção!). Então o estado inicial é sólido.

Vamos analisar item por item.

Item a:

É o item correto! A substância vai passar de sólido pra vapor (vai sublimar).

Item b:

Errado. A substância vai passar pelo ponto triplo, depois virar vapor.

Item c:

Errado. Aumentando a pressão e mantendo a temperatura, continua sólido. Não tem como solidificar o que já está no estado sólido!

Item d:

Errado. Ocorre fusão, não sublimação.

Item e:

Errado. Ocorre sublimação e depois condensação.

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

O álcool etílico tem um ponto de ebulição de 78 ° C , um ponto de congelamento de - 114 ° C , um calor de vaporização de 879 k J / k g , um calor de fusão de 109 k J / k g , e um calor específico de 2
Que massa de vapor a 100 ° C deve ser misturada a 150 g de gelo no ponto de fusão, em um recipiente isolado termicamente, para produzir água a 50 ° C .
Que massa de manteiga, que possui um valor calórico de 6,00 C a l / g( 6000 c a l / g ) , equivale à variação d energia potencial gravitacional de um homem de 73 k g que sobe do nível do mar para o al
Uma substância tem massa de 5 0 , 0 g / m o l . Quando 314 J são adicionados na forma de calor a uma amostra de 30 g da substância, a temperatura sobe de 25 ° C para 45 ° C . a Qual é o calor específi
Um termômetro com 0,0550k g de massa e um calor específico de 0,837 k J K g . K indica 15,0° C . O termômetro é totalmente imerso em 0,300k g de água por tempo suficiente para ficar à mesma temperatur