Um objeto quente é jogado em um recipiente termicamente isolado cheio d'água e se espera até que o objeto e a água entrem em equilíbrio térmico. O experimento é repetido com dois outros objetos quentes. Os três objetos têm a mesma massa e a mesma temperatura inicial. A massa e a temperatura inicial da água são iguais nos três experimentos. A figura mostra os gráficos da temperatura T do objeto (linha contínua) e da água (linha tracejada) em função do tempo t para os três experimentos. Ordene os gráficos de acordo com o calor específico do objeto, em ordem decrescente.

  1. a,b,c
  2. b,c,a
  3. a=b,c
  4. a,c,b
  5. c,a,b
  6. c=b,a
  7. b,a,c
  8. c,b,a
  9. a=c,b

Passo 1

Se o objeto e a água estão termicamente isolados, todo o calor cedido pelo objeto quente será responsável para aumentar a temperatura do líquido.

O calor específico indica a quantidade de calor necessária para que a substância aumente a sua temperatura em 1 ° . Logo quanto maior o calor específico, mais calor será necessária para um aumento de 1 ° .

O caso c) é onde a água absorve mais calor, logo o calor cedido pela substância é maior e a variação de temperatura é menor, logo maior calor específico.

O caso b) é o caso intermediário e a) é o caso onde a substância cede menos calor, com menor variação de temperatura da água e a sua variação de temperatura é menor, logo menor calor específico.

Passo 2

Em outras palavras, podemos ver isso da seguinte forma:

Q c e d i d o   =   m o b j c o b j ∆ T o b j   e   Q r e c e b i d o   =   m H 2 O c H 2 O T H 2 O ,

Q c e d i d o + Q r e c e b i d o = m o b j c o b j ∆ T o b j + m H 2 O c H 2 O T H 2 O = 0 ,

Logo:

c o b j = ( m H 2 O c H 2 O T H 2 O ) m o b j ∆ T o b j

Assumindo cada intervalo no eixo do gráfico de temperatura como um intervalo ∆ T ,

Passo 3

a)

∆ H 2 O = ∆ T

∆ o b j = - 3 ∆ T

c o b j = ( m H 2 O c H 2 O T H 2 O ) 3 m o b j

b)

∆ H 2 O = 2 ∆ T

∆ o b j = - 2 ∆ T

c o b j = ( m H 2 O c H 2 O T H 2 O ) m o b j

c)

∆ H 2 O = 3 ∆ T

∆ o b j = - ∆ T

c o b j = 3 ( m H 2 O c H 2 O T H 2 O ) 3 m o b j

Resposta

Letra H

Exercícios de Livros Relacionados

O álcool etílico tem um ponto de ebulição de 78 ° C , um ponto de congelamento de - 114 ° C , um calor de vaporização de 879 k J / k g , um calor de fusão de 109 k J / k g , e um calor específico de 2
Que massa de vapor a 100 ° C deve ser misturada a 150 g de gelo no ponto de fusão, em um recipiente isolado termicamente, para produzir água a 50 ° C .
Que massa de manteiga, que possui um valor calórico de 6,00 C a l / g( 6000 c a l / g ) , equivale à variação d energia potencial gravitacional de um homem de 73 k g que sobe do nível do mar para o al
Uma substância tem massa de 5 0 , 0 g / m o l . Quando 314 J são adicionados na forma de calor a uma amostra de 30 g da substância, a temperatura sobe de 25 ° C para 45 ° C . a Qual é o calor específi
Um termômetro com 0,0550k g de massa e um calor específico de 0,837 k J K g . K indica 15,0° C . O termômetro é totalmente imerso em 0,300k g de água por tempo suficiente para ficar à mesma temperatur