Exercícios Resolvidos de Condutores e Isolantes

Ver Teoria

Enunciado

Uma barra metálica de comprimento L , massa m e resistência total R está sobre trilhos metálicos sem atrito, inclinados em um ângulo φ em relação à horizontal. Os trilhos possuem resistência desprezível. Um campo magnético uniforme de módulo B está orientado para baixo, como indicado na figura abaixo. A barra é liberada a partir do repouso e desliza para baixo sobre os trilhos.

a) Qual é o sentido da corrente induzida na barra?

Passo 1

E aí pessoal, tudo bão por aí???

Hoje nós vamos destruir essa questão teórica! Vem comigooo!

O problema aqui é o seguinte, nós temos um trilho inclinado em um ângulo φ à horizontal na qual desliza para baixo uma barra metálica com massa m e comprimento L . E a dúvida é: se a barra está sujeita a um campo magnético B orientado para baixo, qual vai ser o sentido da corrente elétrica na barra??

Ihh ferrou, pra descomplicar vamos ter que usar a carta pra resolver no jeitinho do Responde Aí!

O raciocínio é o seguinte, quando a barra desliza para baixo, ela está se afastando da fonte do campo magnético!

Mas de acordo com lei de Lenz quando houver uma variação de fluxo magnético sobre um condutor fechado, surgirá nesse condutor um campo magnético que se oporá a tal variação. Ou sejaaa, para compensar a barra, é induzido um campo magnético sentido de entrada na barra, mas isso só é possível se houver uma corrente induzida!

Passo 2

Ah e para sabermos o sentido da corrente induzida, basta lembrar da regra da mão direita, assim como visto na imagem abaixo, seu dedão indica o sentido da corrente e os demais dedos o sentido do campo magnético.

Em uma visão superior da barra deslizando da direita para a esquerda é possível usar a regra da mão direita. Se o campo magnético está entrando, então o sentido da corrente induzida na barra deve ser de a para b.

Curtiu a resolução? Responde Aí!!

Resposta

a   → b

Exercícios de Livros Relacionados

O valor da raiz quadrada média (rms) de uma variável é obtido calculando o valor médio do quadrado dessa variável e, em seguida, obtendo a raiz quadrada do resultado. Use este procedimento para determ
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?