Exercícios Resolvidos de Condutores e Isolantes

Ver Teoria

Enunciado

Em um experimento de eletricidade, um estudante abriu uma torneira, deixando cair um filete de água verticalmente. Em seguida, aproximou um bastão de vidro carregado negativamente do filete e notou que o filete se curvou ao encontro do bastão. Podemos atribuir a seguinte justificativa a este fato:

  1. Houve uma atração gravitacional entre o bastão e o filete de agua
  2. O filete de agua possui uma carga negativa
  3. O bastão produz o acúmulo de carga líquida no filete de água
  4. Os momentos de dipolo das moléculas de agua se orientam no campo elétrico produzido pelo bastão
  5. O filete de agua possui uma carga líquida positiva

Passo 1

Como o estudante abriu a torneira para a agua cair, temos que ela está com uma carga neutra, dessa forma, conseguimos eliminar as alternativas (b), (c) e (e). Agora, devemos pensar que a atração gravitacional entre objetos é muito pequena, e se fosse assim, um avião passando perto de uma cachoeira sairia molhado né? Haha, então, o que explica esse fenômeno? Bom, os momentos de dipolo elétrico das moléculas de agua se orientaram no campo elétrico, provocando um dipolo induzido nas moléculas de água.

Resposta

Os momentos de dipolo das moléculas de agua se orientaram no campo elétrico. Letra (d)

Exercícios de Livros Relacionados

O valor da raiz quadrada média (rms) de uma variável é obtido calculando o valor médio do quadrado dessa variável e, em seguida, obtendo a raiz quadrada do resultado. Use este procedimento para determ
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?