Exercícios Resolvidos de Condutores e Isolantes

Ver Teoria

Enunciado

Duas esferas maciças de mesmo raio têm a mesma carga total Q , a qual está uniformemente distribuída. Uma esfera é constituída de um material condutor, enquanto a outra de um isolante. Os campos elétricos na região externa às esferas são idênticos. Verdadeiro ou falso?

Passo 1

Fala galera, tudo bem? Vou ajudar você a resolver essa questão! Vamos lá?

Essa afirmação é verdadeira! Quando olhamos o problema a partir da região externa, não importa de que material a esfera é feita, é como se toda carga estivesse concentrada no centro dela!

Passo 2

A diferença está na região no interior! Quando temos um material condutor, as cargas vão estar distribuídas na superfície da esfera! Já quando temos um material isolante, as cargas vão estar distribuídas por todo corpo, uma vez que essas cargas não conseguiriam se locomover para a superfície.

Beleza?

Pronto pra próxima questão? =)

Resposta

V e r d a d e i r o

Exercícios de Livros Relacionados

O valor da raiz quadrada média (rms) de uma variável é obtido calculando o valor médio do quadrado dessa variável e, em seguida, obtendo a raiz quadrada do resultado. Use este procedimento para determ
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?