Exercícios Resolvidos de Condutores e Isolantes

Ver Teoria

Enunciado

Uma fonte de voltagem variável é conectada em série a uma bobina e um amperímetro, como mostrado no diagrama abaixo. Outra bobina próxima, também mostrada, está conectada a um voltímetro. Sabe-se que a corrente na primeira bobina, em função do tempo, tem o comportamento mostrado no gráfico abaixo. Qual dos gráficos a seguir indica corretamente o comportamento, em função do tempo, da voltagem lida no voltímetro?

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. como se sabe, se há variação de corrente na bobina, então há a presença de tensão, sendo essa:

  • constante e positiva para uma variação linear positiva de corrente;
  • constante e negativa para uma variação linear negativa de corrente;
  • nula para corrente constante.

Então bora pegar esses princípios e ir desenhando o gráfico de acordo com o gráfico da corrente!!!

Passo 2

Dessa forma, separando os trechos para ficar melhor para a gente enxergar, vemos que o gráfico da tensão resultante é dado por:

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

O valor da raiz quadrada média (rms) de uma variável é obtido calculando o valor médio do quadrado dessa variável e, em seguida, obtendo a raiz quadrada do resultado. Use este procedimento para determ
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?