Exercícios Resolvidos de Condutores e Isolantes

Ver Teoria

Enunciado

Uma esfera condutora maciça de raio a possui carga Q . Concêntrica a ela, existe uma casca esférica espessa condutora e descarregada, de raio interno b e raio externo c , onde c > b > a . Em certo instante, conectamos a esfera e a casca esférica por um fio condutor. Quando as cargas atingem o equilíbrio:

( a ) A superfície interna da esfera oca tem carga - Q e a esfera maciça tem carga + Q .

( b ) A superfície externa da esfera oca tem carga + Q e a esfera maciça tem carga + Q .

( c ) A superfície interna da esfera oca tem carga 0 e a esfera maciça tem carga + Q .

( d ) A superfície externa da esfera oca tem carga + Q e a esfera maciça tem carga 0 .

( e ) A superfície externa da esfera oca tem carga + Q e a esfera maciça tem carga - Q .

Passo 1

Essa questão está testando seus conhecimentos teóricos sobre condutores em equilíbrio eletrostático.

Para resolver essa questão, precisamos saber que quando um condutor está em equilíbrio eletrostático suas cargas estarão localizadas em sua superfície externa.

Assim ao conectarmos a esfera maciça à oca, a carga vai passar toda para a parte mais externa, que no caso, é a parte externa da esfera oca.

Sendo assim temos que a carga da esfera maciça passa a ser 0 e a carga da superfície externa da esfera oca passa a ser Q .

A alternativa d é a correta.

Resposta

Alternativa d

Exercícios de Livros Relacionados

O valor da raiz quadrada média (rms) de uma variável é obtido calculando o valor médio do quadrado dessa variável e, em seguida, obtendo a raiz quadrada do resultado. Use este procedimento para determ
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um determinado estado de energia de elétrons livres do manganês tem 10,0% de chance de ser ocupado quando a temperatura do manganês é T = 1300 K. Qual é a energia desse estado?
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?