Exercícios Resolvidos de Lentes Delgadas

Ver Teoria

Enunciado

A figura abaixo mostra quatro lentes delgadas, todas feitas do mesmo material, com lados que são planos ou têm um raio de curvatura de 10   c m em módulo.

Sem fazer nenhum cálculo, coloque as lentes na ordem do módulo da distância focal, começando pela maior.

Passo 1

Nas lentes a e b , somente as superfícies esféricas “contribuem” para a distância focal. Assim, as duas possuem distâncias focais iguais, mas com sinais contrários. Mas como estamos analisando o módulo da distância focal, teremos:

f a = f b

Passo 2

Na lente c , como o raio de curvatura de cada superfície está para um lado, a distância focal resultante será menor que das lentes a e b , logo:

f a = f b > f c

Passo 3

Na lente d , como os raios das superfícies esféricas estão para o mesmo lado, o valor da distância focal dessa lente será maior que as anteriores, logo:

f d > f a = f b > f c

Resposta

f d > f a = f b > f c

Exercícios de Livros Relacionados

No método de Bessel para determinar a distância focal f de uma lente, um objeto e um anteparo estão separados por uma distância L , onde L4 f . É, então, possível, colocar uma lente entre o objeto e o
Obtenha a equação das lentes delgadas para uma lente de índice de refração n 2 situada entre dois meios de índices n 1 e n 3 . Verifique que o resultado se reduz ao que foi obtido, quando n 1 = n 3 .