Lista de Exercícios Resolvidos de Equilíbrio em Três Dimensões
Uma banqueta de três pernas está submetida à carga , como mostrado. Determine a força de reação vertical sob cada perna. Despreze o peso da banqueta.
A placa possui um peso com centro de gravidade em . Determine a tração desenvolvida nos fios , e se a força é aplicada em .
A mola de módulo é esticada de uma distância quando o mecanismo está na posição mostrada. Calcule a força necessária para iniciar rotação em torno do eixo e determine os módulos correspondentes das forças nos mancais, as quais são perpendiculares à . Qual é a força de reação normal em se ?
Se o peso do mastro é desprezível comparado à carga de aplicada, determine as forças trativas e nos cabos e a força atuando na rótula em .
Uma força vertical no pedal do dispositivo é necessária para produzir uma força trativa de na barra de controle vertical. Determine as reações correspondentes nos mancais em e .
Determine a força trativa necessária para manter o sólido retangular na posição mostrada. O sólido retangular com é homogêneo. O atrito em é desprezível.
Cada uma das três barras uniformes de tem uma massa de . As barras estão soldadas juntas na configuração mostrada e estão suspensas por três arames verticais. As barras e estão no plano horizontal e a terceira barra está em um plano paralelo ao plano .Calcule as forças trativas em cada arame.
Uma chapa quadrada e uniforme de aço de de comprimento de aresta e uma massa de está suspensa no plano horizontal pelos três fios verticais, como mostrado. Calcule a força trativa de cada fio.
A porta retangular de acesso com é mantida na posição aberta, a , pelo apoio simples . Determine a força no apoio e o módulo da força normal ao eixo de abertura em cada pequena dobradiça e . Considere que na dobradiça a força horizontal e paralela à parede seja nula.
O eixo horizontal de aço tem uma massa de e está suspenso por um cabo vertical em e por um segundo cabo que passa por baixo do eixo e está situada em um plano vertical transversal. Calcule as forças trativas e nos cabos.
A estrutura é usada para armazenar e desenrolar cabos. A massa combinada da estrutura, do corretel e do cabo é de com centro de massa em . Determine as forças normais nos quatro pés e ) se o cabo sai pela parte de cima do carretel e o cabo sai pela parte de baixo do carretel em seu ponto médio horizontal. O raio efetivo do carretel é de .
A parte de um lustre que é sustentada por correntes tem a forma de uma parte de casca esférica. Se a massa da parte de vidro é , determine a força trativa em cada uma da correntes.
Determine o local e do ponto de aplicação da força de modo que a tração desenvolvida nos cabos , e seja a mesma. Despreze o peso da chapa.
O mastro de , com centro de massa em , é mantido na posição mostrada por uma rótula em e por dois cabos e . Determine as forças trativas nos dois cabos e as componentes , e da força de reação em .
Durante um teste, o motor esquerdo do avião bimotor é acionado gerando um empuxo de . As rodas principais em e estão freadas de modo a evitar movimento. Determine a variação nas forças de reação normais e (comparativamente aos valores nominais com ambos os motores desligados).