Exercícios de Regime Transitório, Permanente e Ressonância - Lista de Exercícios Resolvida

Ver Teoria

Questão 25

O gráfico abaixo representa o valor da amplitude (em metros) em função da razão entre a frequência angular de uma força periódica externa e a frequência angular de um oscilador harmônico. Sabendo-se que esta força atua sobre o oscilador, a partir da observação do gráfico abaixo, podemos afirmar que:

(a) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m não é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(b) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(c) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(d) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m não é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(e) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento forte e maior do que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

Ver solução completa

Questão 41