Exercícios Resolvidos de Força de Arraste e Velocidade Terminal

Ver Teoria

Enunciado

(Cap 5 – Ex 83) Você está girando sua irmã mais nova em um círculo de raio r = 0,75   m , como mostrado na figura. Se a massa dela é 25   k g e você faz com que ela complete uma revolução a cada 1,5   s , (a) qual é a magnitude e a direção da força que deve ser exercida por você sobre ela? (b) Qual é a magnitude e a direção da força que ela exerce sobre você?

Passo 1

Falaaaaaaaaa galerinha do Responde ai, tudo joinha?

Bora resolver essa juntinho comigo?

Simboráaa

a) Olá! Então temos uma situação onde há movimento circular que pode ser esquematizada assim:

A gente imagina que sua irmã é uma partícula como diz no enunciado. E que como na foto a menina fica um pouco inclinada em relação ao solo, vamos imaginar que há essa inclinação entre o plano horizontal e a força que você exerce sobre ela para haver o movimento.

Como a gente quer descobrir essa força e sua orientação, vamos fazer um diagrama de corpo livre da situação:

As componentes de F → são:

F x = F cos ⁡ θ

F y = F   s e n   θ

Percebe que para que haja uma trajetória circular, é necessário que acha uma força no plano da circunferência apontando para o centro da trajetória. Quem vai fazer esse papel é F x , porque o movimento da menina só ocorre no plano horizontal.

Ou seja, a ideia é ela gire apenas em um plano horizontal, ou seja, sem nenhum movimento no eixo y , por isso queremos que haja equilíbrio na vertical. Pela segunda lei de Newton:

∑ F y = m a y

∑ F y = 0

F x - F g = 0

F sen ⁡ θ - m g = 0

F   s e n   θ = m g   i

Passo 2

E na direção horizontal temos as forças que mantém a trajetória circular. Aplicando a segunda lei de Newton para direção x :

∑ F x = m a x

F x = m a x

F cos ⁡ θ = m a x

Mas lembra que esse a x é a aceleração horizontal da força resultante sobre a pedra. Só que na horizontal temos um movimento circular e força resultante é uma força centrípeta, então a aceleração horizontal é a aceleração centrípeta, que é dada por a = v 2 / r . Substituindo:

F cos ⁡ θ = m v 2 r

E para o movimento circular, temos essa fórmulinha para a velocidade v :

v = Δ s Δ t = 2 π r T

Já que a trajetória é uma circunferência de raio r , e o tempo de percurso é o tempo de revolução T . Substituindo isso na equação anterior:

F cos ⁡ θ = m r 2 π r T 2 i i

Passo 3

Temos um sistema de equações formado por i e i i :

F sen ⁡ θ = m g F cos ⁡ θ = m r 2 π r T 2

Percebe que ele relaciona só quem a gente quer, F com a orientação dela θ . Então precisamos apenas resolver esse cara.

Dividindo a primeira equação pela segunda ficamos com o seguinte resultado:

tan ⁡ θ =   4 π 2 r g T 2

Substituindo os dados e isolando θ :

θ = tan - 1 ⁡ 4 π 2 0,75 9,81 1,5 2

θ = 53.3 °

Passo 4

E agora podemos substituir isso em qualquer uma das equações para encontrar o módulo de F :

F cos ⁡ θ = m g

F = m g cos ⁡ θ

F = 25 9,81 cos ⁡ 53.3 ° = 410   N = 0,41 k N

E a direção dessa força está indicada no desenho, forma um ângulo de 53.3 ° com a horizontal no sentido anti-horário.

Passo 5

(b) A terceira lei de Newton diz que se um corpo 1 exerce uma força sobre o corpo 2, o corpo 2 vai exercer sobre o corpo 1 uma força de magnitude igual e sentido oposto.

Assim a força que a criança exerce sobre você tem a mesma magnitude e direção, mas sentido oposto.

Ou seja, ela exerce F = 410   N , mas dessa vez formando um ângulo de 53.3 ° com a horizontal.

Resposta

(a) A força é de 410   N , formando 53.3 ° .

Exercícios de Livros Relacionados

Um bloco de madeira de 1,0 kg é empurrado contra uma parede vertical de madeira pela força de 12N mostrada na figura abaixo. Se o bloco encontra-se inicialmente em repouso, ele escorregará para baixo,
Um piloto com massa de 50k g sai de um mergulho vertical por um arco circular de forma que, na parte mais baixa do arco, a aceleração para cima é 3,5g . (a) Como a magnitude da força exercida pelo ass
Você e seus amigos empurram um porco engordurado de 75,0k g para cima sobre um escorregador de alumínio na feira local, começando da extremidade inferior do escorregador. O coeficiente de atrito cinét
Considere o bloco da figura abaixo. Mostre que, em geral, os seguintes resultados valem para um bloco de massa m que está sobre uma superfície horizontal de coeficiente de atrito estático μ e . (a) Se
Uma moeda de 100g está apoiada em uma mesa horizontal que roda. A mesa faz exatamente 1,00 revolução a cada segundo. A moeda está localizada a 10c m do eixo de rotação da mesa. (a) Qual é a força de a