Exercícios Resolvidos de Introdução a Ondas Sonoras

Ver Teoria

Enunciado

(Cap.16- Ex. 9)Um oscilador vibrando a 1250 H z produz uma onda sonora que se desloca em um gás ideal a 325 m/s quando a temperatura do gás é 22 ° C . Em um certo experimento, você precisa que o mesmo oscilador produza um som de comprimento de onda igual a 28,5 c m nesse gás. Qual deveria ser a temperatura do gás para obter esse comprimento de onda?

Passo 1

Oiii gente linda, tudo bem?

Bom pra resolvermos nosso exercício, primeiro temos que identificar quais dados temos e que equação deverá ser utilizada.

Nesse caso vamos precisar da equação de velocidade da onda em um gás:

v = γ R T M

Onde haverá uma relação entre a temperatura do gás e a velocidade.

O enunciado da questão nos informa a frequência das oscilações e a velocidade da onda para uma temperatura de 22 ° C do gás. Precisamos encontrar, então, o comprimento de onda nessa situação, para em seguida usarmos o comprimento que nos foi dado no enunciado.

Passo 2

Seguindo...

Vamos então usar a equação de velocidade da onda:

v = λ f

Para encontrarmos o comprimento de onda para os valores dados, que é o caso inicial:

λ 1 = v 1 f = 325 m s 1250 H z = 0,26 m

Passo 3

Agora podemos relacionar o primeiro caso com o segundo através da equação do Passo 1, porque alguns dos valores não variam mesmo com a variação de temperatura e do comprimento de onda, então a gente isola o que não varia para depois podermos fazer a igualdade entre os dois casos:

λ 1 f = γ R T 1 M

λ 1 = 1 f γ R T 1 M

λ 1 = T 1 f γ R M

λ 1 T 1 = 1 f γ R M

Como a gente pode ver, o lado direito não varia mesmo se mudarmos o comprimento de onda:

λ 2 T 2 = 1 f γ R M

Então a gente pode relacionar o caso inicial com o final:

λ 1 T 1 = λ 2 T 2

Elevamos tudo ao quadrado, e isolamos T 2 que é a temperatura que buscamos:

T 2 = λ 2 λ 1 2 T 1

Substituindo os valores dados com o comprimento de onda λ 1 que calculamos no Passo 2:

T 2 = 28,5 c m 26,0 c m 2 295,15 K

T 2 = 354,6 K = 81,4 ° C

Nós convertemos a temperatura para Kelvin antes de substituir porque a equação da velocidade da onda em um gás usa Kelvin em suas grandezas, então precisamos fazer todas as contas com a temperatura em Kelvin e converter somente ao final.

Tudo ok? Pois bora fazer mais?!

Resposta

T 2 = 81,4 ° C

Exercícios de Livros Relacionados

Dois espectadores de uma partida de futebol no estádio de Montjuic veem e depois ouvem uma bola ser chutada no campo. O tempo de retardo para o espectador A é 0,23s e para o espectador B é 0,12s . As
Na figura, dois alto-falantes separados por uma distância d 1 = 2,00m estão em fase. Suponha que as amplitudes das ondas sonoras emitidas pelos alto-falantes são aproximadamente iguais para um ouvinte
Água escoa a 7,0m / s em um cano de 5,0c m de raio. Uma placa, de área igual à área de seção reta do cano, é repentinamente inserida para interromper o fluxo. Determine a força exercida sobre a placa.
A densidade do ar é de 1.29 k g / m 3 . (a) Qual é a amplitude de deslocamento de uma onda sonora que possui uma frequência de 500H z e amplitude da pressão de 29 . 0P a ? (b) Qual é a amplitude de de
Uma onda longitudinal senoidal contínua é produzida em uma mola espiral muito longa por uma fonte presa à mola. A onda se propaga no sentido negativo de um eixo x ; a frequência da fonte é 25 H z ; em