Exercícios Resolvidos de Corrente Elétrica

Ver Teoria

Enunciado

No circuito indicado na figura ao lado, o capacitor C está inicialmente descarregado e o interruptor S aberto. R 1 e R 2 são resistores. Em um instante inicial t = 0 o interruptor é fechado.

b) Qual é a corrente que passa pela fonte V após transcorrido um tempo muito longo (ou seja, t ≫ τ ) após o interruptor ser fechado?

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá um circuito com uma chave S aberta. Com isso, ela nos pergunta qual é a corrente que passará pela fonte quando tiver passado um longo tempo após o fechamento da chave.

Para isso, temos que ter em mente a Lei de Ohm:

V = R i

Onde V é a tensão, R é a resistência e i é a corrente.

E aí? Bora responder?

Passo 2

Bom... Quando passa um bom tempo, o capacitor está carregado.

Com isso, o capacitor se comporta como um circuito aberto.

Assim, podemos imaginar que o circuito fica da seguinte forma:

Passo 3

Assim, a corrente irá circular apenas no resistor R 2 .

Dessa forma, aplicando a Lei de Ohm, podemos descobrir a corrente que passará na fonte:

V = R 2 I ∴

I = V R 2

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

I = V R 2

Exercícios de Livros Relacionados

Enquanto você está reformando sua garagem, você precisa emendar temporariamente um fio de cobre de 80 m de comprimento e 1,00 mm de diâmetro com um fio de alumínio de 49 m de comprimento, que tem o me
A Figura 20.13 mostra um cone feito de material com resistividade ρ , com a ponta aparada por um plano paralelo à base. As duas faces circulares do corpo têm raios a e b , e forma metalizadas. Supondo
Mostre que a resistência elétrica de uma placa quadrada de espessura fixa, para correntes paralelas a uma de suas arestas, independe do tamanho da placa.
Seguindo o procedimento análogo ao do 20.6P, calcule a constante de tempo de um capacitor esférico preenchido por um dielétrico.
A Figura 20.12 mostra um capacitor cilíndrico preenchido por um material dielétrico de resistividade elétrica ρ e constante dielétrica κ . Uma bateria aplica uma voltagem V ao capacitor.a) Calcule a c