Exercícios Resolvidos de Corrente Elétrica

Ver Teoria

Enunciado

Três espiras metálicas e um observador estão situados como mostra à figura. Do ponto de visita do observador, uma corrente I flui no sentido horário na espira do meio, que está se movendo em direção ao observador com uma velocidade v . As espiras A e B não se movem. Este mesmo observador notará que:

  1. Correntes no sentido horário são induzidas nas espiras A e B ;
  2. Correntes no sentido anti-horário são induzidas nas espiras A e B ;
  3. Uma corrente no sentido anti-horária é induzida na espira A , mas nenhuma corrente é induzida na espira B .
  4. Uma corrente no sentido horário é induzida na espira A , mas uma corrente no sentido anti-horário é induzida na espira B .
  5. Uma corrente no sentido anti-horário é induzida na espira A , mas uma corrente no sentido horário é induzida na espira B .

Passo 1

O que vamos usar na solução desse exercício será a Lei da Indução de Lenz e o sentido da corrente elétrica.

Mas primeiro, vamos fazer uma breve análise do que está acontecendo:

Veja bem, as espira do meio (enquanto está parada) gera nas espiras A e B o seguinte campo magnético:

Esses campos magnéticos roxinhos que atravessas as espiras são encontrados usando a regra da mão direita na espira do meio, ta ligado?

Só que medida que a espira do meio se aproxima do observador e se afasta da espira B , o campo que entra em A passa a ficar maior e o de B menor...

E é aí que entra a Lei de Lenz para nos ajudar com as consequências disso! Vamos nessa?

Passo 2

Lenz nos disse em seus estudos que a variação do campo magnético externo (o aumento ou a diminuição dele) faz surgir uma corrente de tal modo que o fluxo dela sempre se opõe a variação do fluxo do campo externo.

Então veja bem, se na espira A o fluxo está aumentando, a corrente que surge na espira é de modo que o campo gerado por ela vá contra esse aumento! Nesse caso, Então aparece uma corrente na direção anti-horária fazendo um fluxo entrando:

O fluxo verdinho produzido pela corrente de A então reduz o fluxo roxo total meio que “restaurando” o fluxo antes da espira do meio se movimentar...

Passo 3

Com o mesmo raciocínio, podemos dizer que a corrente que surge na B é no sentido horário vista pelo observador a fim de aumentar dessa vez o fluxo na espira B :

Conclusão: na espira A surge corrente no sentido anti-horário e na espira B , no sentido horário .

Resposta

Letra E.

Exercícios de Livros Relacionados

Enquanto você está reformando sua garagem, você precisa emendar temporariamente um fio de cobre de 80 m de comprimento e 1,00 mm de diâmetro com um fio de alumínio de 49 m de comprimento, que tem o me
A Figura 20.13 mostra um cone feito de material com resistividade ρ , com a ponta aparada por um plano paralelo à base. As duas faces circulares do corpo têm raios a e b , e forma metalizadas. Supondo
Mostre que a resistência elétrica de uma placa quadrada de espessura fixa, para correntes paralelas a uma de suas arestas, independe do tamanho da placa.
Seguindo o procedimento análogo ao do 20.6P, calcule a constante de tempo de um capacitor esférico preenchido por um dielétrico.
A Figura 20.12 mostra um capacitor cilíndrico preenchido por um material dielétrico de resistividade elétrica ρ e constante dielétrica κ . Uma bateria aplica uma voltagem V ao capacitor.a) Calcule a c