Exercícios Resolvidos de Corrente Elétrica

Ver Teoria

Enunciado

Considere o circuito com resistores e um único indutor ideal da figura abaixo. A corrente elétrica que vai circular no indutor após a bateria ficar ligada por um longo período de tempo vale:

  1. 0,17   A
  2. 0,20   A
  3. 0,10   A
  4. 1,0   A
  5. 0,50   A

Passo 1

CARA! Olha que maneiro esse problema...

Temos no problema um circuito com uma bateria de 10   V . Baterias são fontes de correntes contínuas C C . Um indutor, na presença de fontes de corrente contínua, após certo período de tempo se torna um curto circuito!

Então, encontrar a corrente que passa no indutor após esse longo período de tempo significa encontrar a corrente i que passa nesse curto circuito . Vamos nessa?

Passo 2

POW! Como temos um curto-circuito no resistor de 10   Ω , podemos retirá-lo do circuito, afinal não terá nenhuma corrente passando por ele (lembre-se que a corrente sempre passa pelo caminho de menor resistência, no caso no curto):

Repare que esses dois resistores que sobraram estão em série, então a gente pode simplificar o circuito somando esses dois resistores:

Finalmente podemos encontrar a corrente i pela Lei de Ohm...

i = V R

Onde V = 10   V e R = 50   Ω ...

i = 10 50 = 0,2   A

Resposta

Letra B

Exercícios de Livros Relacionados

Enquanto você está reformando sua garagem, você precisa emendar temporariamente um fio de cobre de 80 m de comprimento e 1,00 mm de diâmetro com um fio de alumínio de 49 m de comprimento, que tem o me
A Figura 20.13 mostra um cone feito de material com resistividade ρ , com a ponta aparada por um plano paralelo à base. As duas faces circulares do corpo têm raios a e b , e forma metalizadas. Supondo
Mostre que a resistência elétrica de uma placa quadrada de espessura fixa, para correntes paralelas a uma de suas arestas, independe do tamanho da placa.
Seguindo o procedimento análogo ao do 20.6P, calcule a constante de tempo de um capacitor esférico preenchido por um dielétrico.
A Figura 20.12 mostra um capacitor cilíndrico preenchido por um material dielétrico de resistividade elétrica ρ e constante dielétrica κ . Uma bateria aplica uma voltagem V ao capacitor.a) Calcule a c