Exercícios Resolvidos de Corrente Elétrica

Ver Teoria

Enunciado

O potencial em a é maior que o potencial em b . Quais das seguintes afirmações sobre a corrente I no indutor PODEM ser verdadeiras?

  1. I flui de a para b e mantém-se constante.
  2. I flui de b para a e está diminuindo.
  3. I flui de a para b e está aumentando.
  1. I, apenas
  2. II, apenas
  3. III, apenas
  4. I e II, apenas
  5. II e III, apenas

Passo 1

Cara, um indutor é um elemento passivo e toda vez que aplicamos uma diferença de potencial nele, assim como todos os elementos passivos, aparece uma corrente que segue o caminho inverso do potencial aplicado.

Além disso, a corrente que surge dependerá da diferença de potencial aplicado pela equação...

V a - V b = L d I d t

Então venha comigo analisar os itens baseado nisso!

Passo 2

Suponha que o indutor esteja descarregado (sem corrente inicial) e aí você aplica a diferença de potencial onde V a > V b ...

Vai então aparecer uma corrente que seguirá caminho contrário a diferença de potencial, isto é, vai aparecer uma corrente de a para b ...

E essa corrente, pelo fato de que no indutor...

V a - V b = L d I d t

A corrente nunca permanecerá constante, pois se isso acontecer V a - V b = 0 então V a = V b . Como a corrente sai do 0 , pois o indutor inicialmente está descarregado (sem corrente) concluímos que a corrente só pode aumentar.

Logo, concluímos por essa breve análise que o item I é falso e o item I I I é verdadeiro.

Passo 3

MAS E O ITEM I I ?

Bem, o item 2 pode ser VERDADEIRO também!

No passo anterior vimos que se o indutor estivesse inicialmente descarregado (corrente inicial 0 ), surgiria uma corrente de a para b aumentando.

Mas, outra possibilidade é de que o indutor estivesse inicialmente já passando uma corrente no sentido de a para b (antes mesmo da diferença de potencial ser aplicada nele):

Daí... Quando aplicarmos a diferença de potencial...

Surge com essa aplicação a corrente I que vai aumento a partir do 0 . Essa corrente faz reduzir a corrente total i que já estava passando no indutor. Ou seja, a corrente ainda fluirá de b para a , mas ela vai reduzindo conforme o tempo passa, saca?

Então o item I I também pode ser verdadeiro .

Resposta

Letra E.

Exercícios de Livros Relacionados

Enquanto você está reformando sua garagem, você precisa emendar temporariamente um fio de cobre de 80 m de comprimento e 1,00 mm de diâmetro com um fio de alumínio de 49 m de comprimento, que tem o me
A Figura 20.13 mostra um cone feito de material com resistividade ρ , com a ponta aparada por um plano paralelo à base. As duas faces circulares do corpo têm raios a e b , e forma metalizadas. Supondo
Mostre que a resistência elétrica de uma placa quadrada de espessura fixa, para correntes paralelas a uma de suas arestas, independe do tamanho da placa.
Seguindo o procedimento análogo ao do 20.6P, calcule a constante de tempo de um capacitor esférico preenchido por um dielétrico.
A Figura 20.12 mostra um capacitor cilíndrico preenchido por um material dielétrico de resistividade elétrica ρ e constante dielétrica κ . Uma bateria aplica uma voltagem V ao capacitor.a) Calcule a c