Exercícios Resolvidos de Dielétricos

Ver Teoria

Enunciado

Um capacitor carregado tem um campo elétrico de módulo E 0 e uma diferença de potencial V 0 entre suas placas. Sem conectar nenhuma fonte de f e m , inserimos um material dielétrico ( κ >   1 ) entre as placas produzindo um campo elétrico de módulo E d e uma diferença de potencial V d através do capacitor. Que afirmativa melhor representa as relações entre os campos elétricos e as diferenças de potencial?

( a ) E d   > E 0 ; V d   > V 0

( b ) E d   =   E 0 ; V d < V 0

( c ) E d   <   E 0 ; V d   = V 0

( d ) E d   <   E 0 ; V d   > V 0

( e ) E d <   E 0 ; V d < V 0

( f )   E d = E 0 ; V d =   V 0

Passo 1

Quando colocamos um dielétrico entre as placas do capacitor, vai acontecer que o dielétrico vai ser induzido pelo campo elétrico, devido a isso cria-se um campo elétrico interno que vai diminuir o campo elétrico do capacitor, como sabemos que V = E d , então o potencial também vai diminuir.

Essa foi a analise qualitativa, onde vemos que

E d <   E 0 ; V d < V 0

Mas é possível, fazemos uma analise quantitativa disso, vimos na teoria que quando colocamos um dielétrico entre as placas do capacitor, o novo campo elétrico e potencial será:

E d = E 0 k           ;       V d = V 0 k

Por ser um dielétrico sabemos que k > 1 , então

E d <   E 0 ; V d < V 0

Resposta

Alternativa e

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um capacitor de placas paralelas tem separação d entre as placas e uma capacitância igual a C 0 quando há apenas espaço vazio no espaço entre as placas. Uma placa de espessura t , onde td , que tem co
APLICAÇÃO EM ENGENHARIA, RICO EM CONTEXTO Você é um engenheiro de materiais e seu grupo fabricou um novo dielétrico que tem uma constante dielétrica excepcionalmente grande igual a 24 e uma rigidez di
Exercício de Livro
Exercício de Livro