Exercícios Resolvidos de Indução eletrostática

Ver Teoria

Enunciado

3 . Uma esfera condutora maciça de raio a é envolvida por uma casca esférica concêntrica, também condutora, de raio interno b e raio externo c ( c > b > a ) . Inicialmente a esfera possui uma carga total Q e está isolada da casca, que está neutra. A seguir, ela é conectada à casca por meio de um fio condutor fino. Quando o sistema atinge novamente o equilíbrio eletrostático, podemos afirmar que as cargas totais na superfície da esfera maciça e na superfície externa da casca valem, respectivamente:

Escolha uma opção:

a .   0 e 0

b .   Q e 0

c .   Q / 2 e Q / 2

d .   0 e - Q

e .   Q e - Q

f . Q e Q

g .   0 e Q

h .   - Q e Q

Passo 1

Vem comigo que a gente detona essa juntos!

Temos um caso de transferências de carga, inicialmente tínhamos uma esfera carrega com carga superficial Q , quando o fio é conectado entre a esfera e casca a carga da esfera vai para a casca.

Passo 2

O enunciado quer as cargas depois que o sistema atinge equilíbrio eletrostático, então as cargas que vão para casca esférica e se distribuem pela sua superfície.

Então como a casca esférica é um corpo maior que a esfera maciça ela acaba pegando todas as cargas da esfera para atingir o equilíbrio eletrostático.

Então a carga na superfície da esfera maciça é zero e a carga na superfície exterior da casca esférica é Q

Então nossa alternativa é a letra g .

Resposta

g .   0 e Q

Exercícios de Livros Relacionados

Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H+ 9 B e → X+n ; (b) 12 C + 1 H → X ; (c) 15 N + 1 H →4 H e+X . (Sugestão: consulte o Apêndice F.)
Calcule o número de coulombs de carga positiva que estão presentes em 250c m 3 de água (neutra). (Sugestão: um átomo de hidrogênio contém um próton; um átomo de oxigênio contém oito prótons.)
Se um gato se esfrega repetidamente nas calças de algodão do dono em um dia seco, a transferência de carga do pelo do gato para o tecido de algodão pode deixar o dono com um excesso de carga de - 2,00
A atmosfera da Terra é constantemente bombardeada por raios cósmicos provenientes do espaço sideral, constituídos principalmente por prótons. Se a Terra não possuísse uma atmosfera, cada metro quadrad
Uma corrente de 0,300A que atravesse o peito pode produzir fibrilação no coração de um ser humano, perturbando o ritmo dos batimentos cardíacos com efeitos possivelmente fatais. Sea corrente dura 2,00