Exercícios Resolvidos de Indução eletrostática

Ver Teoria

Enunciado

Uma haste isolante, carregada positivamente é trazida para perto de um objeto que está suspenso por um fio também isolante. Se o objeto é atraído pela haste, necessariamente, podemos dizer que:

  1. o objeto está carregado negativamente ;
  2. o objeto está carregado positivamente ;
  3. o objeto é um isolante ;
  4. o objeto é um condutor ;
  5. nada se pode concluir .

Passo 1

Nós não sabemos se o objeto é condutor ou isolante. Mas, independente disso, se o objeto está carregado positivamente, então, haverá uma repulsão entre a haste e o objeto. Então, podemos excluir essa possibilidade, já que eles se atraem.

Por outro lado, quando a haste carregada positivamente se aproxima de um objeto negativo, então, com certeza, haverá uma atração entre eles. No entanto, não é essa a única situação em que pode haver uma atração entre o objeto e a haste.

Se o objeto for neutro e condutor, quando a gente aproximar uma haste positiva, as cargas dessa haste vão induzir uma redistribuição de cargas dentro do objeto neutro (quantidade igual de cargas positivas e negativas), de forma que as cargas negativas desse objeto vão se distribuir sobre a extremidade que está mais próxima da haste positiva e as cargas positivas do objeto se afastarão da haste positiva.

Como as cargas negativas do objeto estão mais próximas da haste, haverá uma atração entre o objeto e a haste positiva, independente de o objeto ser isolante ou condutor.

Resumindo a ópera: se o objeto for isolante, deveria estar negativamente carregado para haver atração. Se o objeto for condutor, pode ser neutro ou negativamente carregado. Como não temos essa alternativa, nada podemos concluir.

Resposta

Letra e).

Exercícios de Livros Relacionados

Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H+ 9 B e
Calcule o número de coulombs de carga positiva que estão pre
Se um gato se esfrega repetidamente nas calças de algodão do
A atmosfera da Terra é constantemente bombardeada por raios