Exercícios Resolvidos de Indução eletrostática

Ver Teoria

Enunciado

Você tem um objeto com carga negativa. Como pode usá-lo para colocar carga negativa em uma esfera metálica isolada e neutra? E para colocar carga positiva na esfera?

Passo 1

Esse problema está dividido em duas partes: a primeira delas é colocar uma carga negativa na esfera metálica. Bem, para isso precisamos apenas enconstar o objeto carregado na esfera e, como os dois materiais são condutores, uma parte dessas cargas negativas vai passar para a esfera, até que os dois objetos entrem em equilíbrio eletrostático.

Passo 2

Já na segunda parte do problema, queremos colocar uma carga positiva na esfera. Agora, vamos apenas aproximar o objeto carregado da esfera. O que vai acontecer é: cargas positivas na esfera vão se aproximar das cargas negativas do objeto e as cargas negativas na esfera vão se afastar do objeto, como na figura abaixo.

Mas e agora, como podemos “sumir” com as cargas negativas da esfera? Bem, para isso, podemos conectar a o lado esquerdo da esfera com a Terra por um fio condutor, mantendo sempre o nosso objeto carregado próximo do lado direito da esfera. Como a Terra é condutora e bem maior que a nossa esfera, uma parte dos elétrons vai passar pelo fio em direção à Terra.

Aí, desconectamos o fio condutor e afastamos o objeto carregado e pronto! Nossa esfera fica carregada positivamente ;)

Resposta

Colocar carga negativa: enconstar o objeto carregado na esfera.

Colocar carga positiva: aproximar o objeto carregado, aterrar a esfera e, por fim, desconectar o fio e afastar o objeto.

Exercícios de Livros Relacionados

Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H+ 9 B e
Calcule o número de coulombs de carga positiva que estão pre
Se um gato se esfrega repetidamente nas calças de algodão do
A atmosfera da Terra é constantemente bombardeada por raios