Quando tentamos levantar algum objeto colocado dentro da água, como em uma piscina, ele parece mais “leve”. Essa sensação surge em razão da força de empuxo que o fluido exerce sobre os corpos imersos em seu interior.

Em relação ao empuxe, considere as afirmações a seguir:

I - O empuxo exercido sobre um corpo depende da sua densidade

I I - Se a força de empuxo for menor que o peso do corpo, ele afundará

I I I - A força de empuxo tem módulo igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo imerso

I V - A força de empuxo aumenta gradativamente enquanto um corpo está sendo inserido dentro de um fluido.

Estão corretas:

  1. I e II
  2. II e III
  3. II, III e IV
  4. I e III
  5. I, II e III

Passo 1

E aí, galerinha! Tudo na paz por aí?

Nessa questão a gente vai entender alternativa por alternativa o porquê dela está falsa ou verdadeira!

Vem comigoooooooooooo

Passo 2

I – Falsa. Você se lembra da fórmula do empuxo?

E = ρ g V

Até aparece uma densidade ali, né? Mas essa densidade é do FLUIDO e não do corpo que está sendo imerso dentro do fluido.

II – Verdadeira.

Vamos fazer um diagrama de forças aqui!

Quando a gente tá na água ou um objeto qualquer estar em qualquer fluido, ele deve seguir as leis físicas que dizem que se eu estiver boiando (em equilíbrio de forças), o somatório das forças que atuam sobre mim devem ser iguais a zero. Neste caso, quais são essas forças? Peso e empuxo!!

P - E = 0

P = E

Ou seja, estou em equilíbrio de forças. Se meu peso for maior do que o empuxo, o somatório das forças não será mais iguais a zero, mas sim ao produto da massa do corpo com sua aceleração. Além disso, o corpo irá afundar pois a força peso estaria ganhando no problema.

Passo 3

III – Verdadeira.

Note que esta é EXATAMENTE o enunciado do Teorema do Empuxo

IV – Verdadeira.

A força de empuxo é dada por E = ρ g V , onde V é o volume deslocada pelo sólido ao ser inserido dentro de um fluido. Sabe-se que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, portanto, se 1m³ de um sólido entra no fluido, 1m³ de fluido será deslocado, e, portanto, sabe-se que, conforme mais do sólido entra, mais ele deslocada de fluido, e por consequência, maior o valor da força de empuxo.

Viu como você sabe a teoria de hidrostática?

Você é um arraso!!! Continue assim!!

Resposta

(C)

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig 14-38, um cubo de aresta L   =   0,600   m e 450   k g de massa é suspenso por uma corda em um tanque aberto que contém um líquido de massa específica 1030   k g / m ³ ³. Determine (a) o módulo
Que fração de volume de um iceberg (massa específica 917k g / m ³ ³) é visível se o iceberg flutua (a) na água salgada (massa específica 1024k g / m ³ ³) e (b)em um rio (água doce, massa específica 10
Um flutuador tem a forma de um cilindro reto,com 0,5m de altura e 4,0m ² ² de área das bases; sua massa específica é 0,4 vezes a massa específica da água doce. Inicialmente o flutuador é mantido total
Que fração de volume de um iceberg (massa específica 917k g / m ³ ³) é visível se o iceberg flutua (a) na água salgada (massa específica 1024k g / m ³ ³) e (b)em um rio (água doce, massa específica 10
Um bloco de madeira flutua em água doce com dois terços do volume V submersos e, em óleo, com 0,90 × V submersos. Determine a massa específica (a) da madeira e (b) do óleo.