Exercícios Resolvidos de Vetor Velocidade e Aceleração Média

FMED Jundiaí

Ao se deslocar de sua casa (C) para faculdade (F), João Carlos faz o percurso esquematizado na figura, em que aparecem as velocidades vetoriais de partida ( v c → ) e de chegada ( v f → ) de seu movimento. Ambas as velocidades têm mesmo módulo. A aceleração vetorial média do movimento de João Carlos é melhor representada por:

a)

b)

c) Um vetor nulo.

d)

e)

Passo 1

Se liga aí galera, nesse nosso caso não interessa o deslocamento tá? Vamos nos ater somente a velocidade, até por quê a aceleração média é dada pela seguinte equação:

a m → =   ∆ v ∆ t →  

Pra gente começar, vamos ver qual o sentido e direção de cada um dos vetores velocidade pra gente poder calcular a aceleração.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Se considerarmos ali o eixo horizontal sendo o eixo x e o vertical o eixo y , veremos que a velocidade v c aponta para baixo no eixo y (Negativo) e a velocidade v f aponta pra direita no eixo x (Positivo), em termos de vetores unitários temos então.

v c → = - j               v f → = + i                

Onde - j representa o sentido negativo do eixo y   que por convenção é para baixo. E + i o sentido positivo do eixo x que por convenção é para a direita.

E como a gente sabe, a aceleração média é dada por:

a m → = v f → - v c → ∆ t = + i - - j ∆ t =   + i + j ∆ t

Então nossa aceleração tem uma componente em i e uma em j, sendo o vetor correto o da letra b, na diagonal, sendo a soma dos dois! Show!

Resposta

b)

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas