Exercícios Resolvidos de Cálculo do Momento de Inércia em Corpos Extensos

Ver Teoria

Enunciado

(Cap 10.6 – Ex. 33) Calcule o momento de inércia de uma roda que possui uma energia cinética de 24.400   J quando gira a 602   r e v / m i n .

Passo 1

Faaala, meu povo! Tudo bem com vocês? Partiu resolver mais um exercício!!

Essa questão é bem simples, já que temos somente que calcular o momento de inércia, de uma roda que está girando!

Pra isso, vamos ter uma sacada bem legal aqui: a malandragem dessa questão, é que a gente sabe a relação entre a energia cinética K a velocidade angular ω   e o momento de inércia, já que ela é dada por :

K = I ω 2 2

Em que I é o momento de inércia (em k g . m 2 ). Sendo assim, isolando o momento de inércia, vamos obter que:

I = 2 K ω 2

Passo 2

Show galera, agora que já temos a fórmula que precisamos, antes de substituir os valores do enunciado, primeiro vamos passar a velocidade angular para r a d / s :

ω = ( 602   r e v / m i n   ) ( 2 π / 60 )

ω = 63   r a d / s

Portanto, o valor do momento de inércia será dado como:

I = 2 K ω 2

I = 2 24.400   J   63 r a d s 2  

I = 12,3   k g . m 2

Isso é a Física! Doce como o mel...

Pra essa questão é isso!! Bora resolver mais uma, galerinha?

Resposta

I = 12,3   k g . m 2

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Mostre que o momento de inércia de um cilindro maciço de massa M e raio R em relação ao eixo central é igual ao momento de inércia de um aro fino de massa M e raio R / 2 em relação ao eixo central
Use integração para determinar o momento de inércia de um disco fino uniforme de massa M e raio R em relação a um eixo do plano do disco que passa pelo seu centro. Confira sua resposta referindo à tab
Use integração para determinar o momento de inércia, em relação ao seu eixo, de um cone circular reto uniforme de altura H , raio da base R e massa M .
Um cilindro de massa M e raio R possui uma densidade que cresce linearmente a partir do seu eixo, ρ = α r , onde α é uma constante positiva. a) Calcule o momento de inércia do cilindro em relação a um
9.19E Calcule o momento de inércia de um cubo homogêneo de massa M e aresta a em relação a um eixo passando por uma de suas arestas.