Exercícios Resolvidos de Circuitos de Mais de uma Malha

Ver Teoria

Enunciado

(Cap 27 Ex – 27) Descarga lateral. A Fig. 27-38 ilustra uma das razões pelas quais é perigoso se abrigar debaixo de uma árvore durante uma tempestade elétrica. Se um relâmpago atinge a árvore, parte da descarga pode passar para a pessoa, especialmente se a corrente que atravessa a árvore atingir uma região seca da casca e por isso tiver que atravessar o ar para chegar ao solo. Na figura, parte do relâmpago atravessa uma distância d no ar e chega ao solo através da pessoa (que possui uma resistência desprezível em comparação com a do ar). O resto da corrente viaja pelo ar paralelamente ao tronco da árvore, percorrendo uma distância h . Se d / h = 0,400 e a corrente total é i = 5000 A , qual é o valor da corrente que atravessa a pessoa?

Passo 1

E ai crianças, vocês estão prontos?

Estamos capitão!

Eu não ouvi direito!!

ESTAMOS CAPITÃO haha...

Bora resolveeeer

Bem, nesse caso, como a corrente passa paralelamente pela pessoa e pelo ar, a DDP em cima da pessoa, V p , é a mesma que a DDP em cima do tronco da árvore, V a , portanto:

V p = V a

i p R p = i a R a

Como a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do resistor:

i p d = i a h

i p = i a h d

Como i = i p + i a :

i = i p + i p d h

i = i p 1 + d h → i p = i 1 + d h

i p = 5000 1 + 0,400 = 3571 A

Resposta

i p = 3,57 k A

Exercícios de Livros Relacionados

Verifique seus resultados para o Problema 79 usando os seguintes valores específicos: (a) R1 = 4,00 Ω, R2 = 6,00 Ω; (b) R1 = 4,00 Ω, R3 = 3,00 Ω; e (c) R2 = 6,00 Ω, R3 = 3,00 Ω.
Um comprimento de arame tem uma resistência de 120Ω . O arame é cortado em pedaços que têm o mesmo comprimento, e então os arames são conectados em paralelo. A resistência do arranjo paralelo é de 1,8
(a)Resistência a resistência equivalente entre os pontos a e b na Figura 26-56. (b) Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
(a)Determine a resistencia equivalente entre os pontos a e b na figura 25.57. (b)Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
Quatro resistores de 18,0 Ω são ligados em paralelo a uma fonte ideal de 25,0 V. Qual é a corrente na fonte?