Lista de Exercícios Resolvidos de Princípio de Pascal

Ver Teoria

Considere uma prensa hidráulica. Qual deve ser a relação entre os diâmetros para que a força de um lado seja igual a um quarto da força no outro lado?

Ver solução completa

Um objeto de peso 2000   N é colocado sobre a área maior de um elevador hidráulico que possui valor de 0,4   m 2 . Determine a mínima força necessária a ser aplicada sobre a área menor, de valor 4 ∙ 10 - 4   m 2 , para que o objeto possa ser elevado.

Ver solução completa

Numa prensa hidráulica, um pistão, cuja seção transversal tem área a , exerce uma pequena força f no líquido contido na prensa. Este líquido passa através de um tubo para outro recipiente de área A , conforme a figura abaixo:

a ) Determine a força F que o pistão maior deve suportar

b ) Se o pistão menor tiver um diâmetro de 4,0   cm e o diâmetro do pistão maior for igual a 56,0   cm , que peso deve ser colocado sobre o pistão menor para que o pistão maior possa suportar uma massa de 2,0 toneladas?

c ) Calcule a distância percorrida pelo pistão maior para que o pistão menor se eleve até uma altura de 1,07   m .

Ver solução completa

Na figura abaixo, uma mola de constante elástica 3,00 ∙ 10 4   N / m   liga uma viga rígida ao êmbolo de saída de um macaco hidráulico. Um recipiente vazio de massa desprezível está sobre o êmbolo de entrada. O êmbolo de entrada tem uma área A e o êmbolo de saída tem uma área 18,0A. Inicialmente, a mola está relaxada. Quantos quilogramas de areia devem ser despejados (lentamente) no recipiente para que a mola sofra uma compressão de 5,00   c m ?

Ver solução completa

Um êmbolo com uma seção reta a é usado em uma prensa hidráulica para exercer uma pequena força de módulo f sobre um líquido que está em contato, através de um tubo de ligação, com um êmbolo maior de seção reta A .

(a) Qual é o módulo F da força que deve ser aplicada ao êmbolo maior para que o sistema fique em equilíbrio?

(b) Se os diâmetros dos êmbolos são 3,80   c m e 53,0   c m , qual é o módulo da força que deve

ser aplicada ao êmbolo menor para equilibrar uma força de 20,0   k N aplicada ao êmbolo maior?

Ver solução completa

No elevador hidráulico mostrado na figura 14.8 ,   qual deve ser a razão entre o diâmetro do braço do recipiente sob o carro e o diâmetro do braço do recipiente onde a força é aplicada para que um carro de 1520 k g possa ser erguido com uma força de apenas 125 N ?

Ver solução completa

Na figura apresentada a seguir, os êmbolos (A) e (B) possuem áreas de 80   c m ² e 20   c m ² respectivamente. Despreze os pesos dos êmbolos e considere o sistema em equilíbrio estático. Sabendo-se que a massa do corpo colocado em (A) é igual a 100   k g , determine a massa do corpo colocado em (B).

Ver solução completa

A prensa hidráulica mostrada na figura está em equilíbrio. Sabendo-se que os êmbolos possuem uma relação de áreas de 2 : 5 , determine a intensidade da força F .

Ver solução completa

A figura mostra uma mola de constante elástica 3,00 × 10 4   N / m ligada a uma viga rígida e ao êmbolo de um macaco hidráulico. Um recipiente vazio de massa desprezível está colocado sobre o outro êmbolo. A relação das áreas dos êmbolos é A 1 = 18,0   A 2 . Com o recipiente vazio, a mola se encontra relaxada. Quantos quilogramas de areia devem ser despejados no recipiente para que a mola sofra compressão de 5,00   c m ? ( g = 10,0   m / s 2 )   Use na sua resposta a quantidade adequada de algarismos significativos.

Ver solução completa

Um estudante de 70 kg equilibra um elefante de 1200 kg no elevador hidráulico mostrado na figura.

Qual deve ser a área A do pistão onde se encontra o estudante, para que o nível da sua plataforma esteja 34 mm abaixo do nível da plataforma com o elefante? Assuma que o pistão com o elefante é cilíndrico.

Dado: ρ ó l e o = 900   k g / m 3 .

A) 0,50 m 2

B) 2,00 m 2

C) 1,06 m 2

D) 0,41 m 2

E) A situação mostrada não é possível

Ver solução completa

Em uma prensa hidráulica o embolo menor tem área igual a 10   c m 2 e o embolo maior igual a 100   c m 2 . Se aplicarmos no embolo menor uma força de 20   N , qual o módulo da força transmitida ao embolo maior?

  1. 20 N
  2. 400 N
  3. 300 N
  4. 100 N
  5. 200 N

Ver solução completa

Uma grande caixa d’água tem dois furos no fundo, um com o dobro do raio do outro. No regime estacionário a velocidade da água que sai do furo maior é __________ velocidade da água que sai do furo menor.

  1. Metade da
  2. Um quarto da
  3. Duas vezes maior que
  4. Igual à
  5. Quatro vezes maior que a

Ver solução completa

Assinale a alternativa INCORRETA:

(a) De acordo com o Princípio de Pascal, uma variação de pressão aplicada a um fluido incompressível contido em um recipiente é transmitida integralmente a todas as partes do fluido e às paredes do recipiente;

(b) Dado que um objeto de madeira flutua em um fluido, a força de empuxo atuando sobre o objeto é maior que o peso do objeto. Isso ocorre porque a densidade do fluido é maior que a densidade do objeto em questão;

(c) Os fluidos são gases ou líquidos;

(d) A pressão _e uma medida da força por unidade de àrea exercida por um fluido;

(e) Um fluido ideal é incompressível, ou seja, sua massa específica tem um valor uniforme e constante;

(f) Se a velocidade de um fluido aumenta enquanto o fluido se move horizontalmente ao longo de uma linha de fluxo, a pressão do fluido aumenta.

Ver solução completa

De quanto deve variar a pressão no tubo direito do elevador hidráulico da figura abaixo para que  M 1 suba de  10   c m ?  Considere   ρ =   4000   k g / m 3 .

( A )   17,6   k P a

( B )   23,5   k P a

( C )   29,4   k P a

( D )   47,0   k P a

( E )   80,9   k P a

Ver solução completa