Exercícios Resolvidos de Velocidade Média

Ver Teoria

Enunciado

(Cap 2 – Ex 3) Durante um espirro, os olhos podem se fechar por até 0,50 s . Se vocês está dirigindo um carro a 90   k m / h e espirra, de quanto o carro pode se deslocar até vocês abrir novamente os olhos?

Passo 1

Falaiii galerinha do Responde ai, show de bola?

Bora resolver essa juntinho comigo?

Simboráaa

Bom pessoal, essa questãonão é tão difícil . Basta calcularmos quanto o carro se desloca durante 0,50 s , sabendo que ele está a uma velocidade de 90 k m / h .

!!Cuidado: Com as unidades de mediada. Não podemos utilizar velocidade em k m / h e tempo em segundos. Temos que equivaler as unidades (ou passa 90   k m / h para m / s ou passa 0,50 s para hora).

Observação importante: Taxa de conversão de k m / h para m / s (e vice-versa):

E, o que queremos calcular? Deslocamento de um carro que está a 90   k m / h durante o tempo de uma espirro ( 0,5 s ).

Passo 2

Primeiramente, vamos transformar 90   k m / h para m / s :

v ( e m   k m / h )   =   v ( e m   m / s )   ÷   3,6   =   90   ÷   3,6   =   25   m / s

Agora, utilizaremos a fórmula de velocidade média e isolaremos o ∆ S para descobrir o deslocamento do carro:

v =   ∆ S ∆ t

logo,

  ∆ S   =   v   x   ∆ t

∆ S   =   25   *   0,5   =   12,5   m

Resposta

O carro pode se deslocar até 12,5 metros durante o espirro (considerando velocidade do carro de   90   k m / h e tempo do olho fechado no espirro de 0,50 segundos).

Beleza pessoal ? Continuem fazendo exercícios com a gente , adoramos ter vocês por aqui!!!

Exercícios de Livros Relacionados

Um vagonete de minério é puxado para o alto de uma encosta a 20k m / h e puxado ladeira abaixo a 35k m / h até a altura inicial. (O tempo gasto para inverter o movimento no alto da encosta é tão peque
A tartaruga começa a corrida 100m à frente de Aquiles. Este corre à velocidade de 10,0m / s , o dobro da velocidade da tartaruga. (A) Quanto tempo Aquiles leva para alcançar a tartaruga? (B) Quanto te
Refaça o exercício 2.1 para o caso (proposto por Zenão) em que Aquiles faz 10m / s e a tartaruga 1m / s .
Considere o caso mais geral do problema de Zenão. As velocidades de Aquiles e da tartaruga são respectivamente, v A e v t e a corrida começa com a tartaruga à distância d à frente de Aquiles. Quanto t
Tomando movimento orbital da Lua em torno da Terra como circular uniforme de raio 3,82 × 10 8m e período de 27,3 dias, calcule a aceleração centrípeta da Lua.